Ocupantes poderão ouvir músicas distintas sem fone de ouvidos
Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br
A Kia Motors Corporation apresentou mais uma evolução de seu SSZ, Sistema de Som Separado (SSZ). A tecnologia, ainda em desenvolvimento, permite que cada passageiro de um veículo acesse individualmente conteúdos de áudio, como músicas, chamadas telefônicas de viva voz e alertas, sem a necessidade de fones de ouvido e sem incomodar os demais ocupantes.
O sistema cria e controla campos acústicos no carro. Assim, cada um dos ocupantes pode ouvir isoladamente uma música, por exemplo, ao conectar seu smartphone via Bluetooth — sem interferência nos fluxos de áudio dos outros passageiros. Os alto-falantes instalados no veículo podem reduzir ou aumentar os níveis de áudio das ondas sonoras, o que impede a sobreposição de sons ouvidos em cada assento.
“Na era da navegação autônoma, os clientes exigirão opções de entretenimento cada vez mais personalizáveis dentro de seus veículos”, avalia Kang-duck Ih, pesquisador do Laboratório de Pesquisa NVH da Kia.
Dentre outras possibilidades, as chamadas telefônicas hands-free também podem ser isoladas para cada passageiro, garantindo a privacidade das conversas telefônicas, assim como também sons desnecessários para o passageiro, mas importantes para o motorista, eliminados. Quem, como passageiro, já não se incomodou com os alertas dos sistemas de navegação?
LEIA MAIS
→Bosch e Daimler escolhem Califórnia para testes de veículos autônomos em cidades
→Continental busca parceiros para antecipar tecnologias
O SSZ ainda não está no mercado, apesar de seu desenvolvimento já ter consumido perto de quatro anos de pesquisas e experimentações. A expectativa da Kia, entretanto, é de que sua produção comercial deva ser iniciada em no máximo mais dois anos.
Foto: Divulgação/Kia
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027