Empresa

DAF anuncia novo presidente para a operação brasileira

O mexicano Carlos Ayala persegue objetivo de encerrar este ano com 10% de participação no mercado de caminhões pesados

Por Décio Costa | decio@autoindustria.com.br

A fabricante de caminhões de Ponta Grossa (PR) tem novo comando para a operação brasileira da empresa. O mexicano Carlos Ayala chega para substituir Michael Kuester, que volta para Seattle, Estados Unidos, para assumir posição no Conselho de Administração da Paccar, proprietária da DAF.

Ayala está no País desde janeiro, quando ocupou o cargo de vice-presidente de desenvolvimento de negócios da DAF. Durante o período se ocupou de conhecer a realidade do transporte do Brasil, em visitas à rede de concessionárias e cliente das diversas regiões do território nacional.

Com as rédeas da empresa nas mãos, o executivo assume meta de conquistar 10% de participação do mercado de caminhões pesados, categoria na qual a fabricante atua, ainda este ano. “Prestes a chegar ao quinto ano de operação no Brasil, com mais de 3,5 mil caminhões rodando, nossa base de cliente cresceu 60% no último ano, boa parte, 40%, de compradores recorrentes. Os 10% não estão distantes.”

LEIA MAIS

→DAF em novo momento

→DAF em novos segmentos

Em julho, a DAF registrou recorde de vendas da companhia desde que começou atividades no País, com 275 unidades emplacadas, alta de 145,5% sobre o mesmo mês do ano passado. Pelas contas da empresa, sua participação nas vendas de pesados no sétimo mês foi 10,2%, enquanto no acumulado do ano ficou em 7,2%.

Para buscar maior fatia que ambiciona, Ayala considera evolução progressiva na produção de Ponta Grossa e aumento da rede, mas descarta, pelo menos por enquanto, novos produtos. “A cabine LF está no horizonte, mas ainda em estudos, como também um novo investimento”, afirma.

O executivo prefere não revelar o índice de crescimento no ritmo da fábrica, que atualmente trabalha em um turno, de segunda a sexta, com sábados eventuais. Hoje a marca soma 35 pontos, dentre concessionárias e postos de serviços, e encerrará o ano com 37, com a inauguração de mais duas lojas.

O novo presidente da DAF está na companhia desde 1985. Passou por áreas da engenharia, produção e comercial. Ocupou a direção comercial da empresa para a América Latina e a direção nacional de vendas da Kenworth México, outra das marcas da Paccar.


Foto: DAF/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás