Mercado

Ford Série F segue como o veículo mais vendido no mundo

Ranking dos dez primeiros já tem quatro utilitários esportivos

Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

A ascensão global dos utilitários esportivos não foi o suficiente — ainda — para alterar o topo do ranking dos veículos mais vendidos em todo o mundo em 2018. Levantamento da consultoria internacional Jato Dynamics nos 57 mercados mais expressivos apontou que no primeiro semestre, mais uma vez, coube à picape Ford Série F a primeira colocação.

O comercial leve da Ford teve quase 535 mil unidades negociadas no período, 3% a mais do que nos primeiros seis meses do ano passado. Muito, certamente, em decorrência da persistente preferência dos consumidores dos Estados Unidos por picapes.

O segundo colocado é outro veterano de pódio há vários anos. O Toyota Corolla, descontada sua versão hatch conhecida como Auris em alguns mercados, avançou apenas 1,2% ao registrar 478,1 mil unidades negociadas. Ainda assim o sedã manteve relativa folga para o Volkswagen Golf, cujas vendas cresceram menos ainda: somente 0,6%, para 431,8 mil veículos.

Porém, a continuar nesse ritmo de vendas, o hatch da marca alemã sofre real ameaça de perder a terceira posição até o final deste ano. Isso porque o Honda Civic tem tido desempenho bem superior e a diferença de cerca de 20 mil unidades para o Golf é marginal. O sedã da Honda somou 412,7 mil unidades vendidas, 6,4% a mais do que no primeiro semestre do ano passado.

Mas o maior crescimento entre dez carros mais vendidos em 2018 foi registrado por um… utilitário esportivo! Com 395,8 mil unidades negociadas, o Toyota RAV 4 cravou evolução de 7%, já aparece na quinta colocação e, por estreita margem, roubou o posto de SUV mais vendido do planeta do Nissan X-Trail/Rogue.

LEIA MAIS

→Vendas globais da Volkswagen avançam 6% no semestre

→Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi bate novo recorde de vendas

→Ford faz acordo no caso dos airbags Takata

Se ainda estão longe de ameaçar especialmente os líderes  Ford Série F e Toyota Corolla, os utilitários esportivos já têm presença marcante dentre os carros mais vendidos no mundo: são quatro representantes entre os dez primeiros, curiosamente todos de montadoras japonesas.

Além do modelo da Toyota, o time de SUVs reúne Nissan X-Trail/Rogue (392,5 mil) na sexta colocação e os Honda CR-V (339 mil) e HR-V (335 mil), frespectivamente na oitava e nona posições.

Outra picape, a Chevrolet Silverado, com 326,4 mil unidades negociadas, aparece na décima posição, enquanto o time dos sedã conta apenas com mais um representante além de Corolla e Civic: o Volkswagen Passat, que registrou 356,6 mil veículos e encerrou o semestre como sétimo do ranking global.


Foto: Divulgação/Ford

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás