Mercado

Veículos: vendas diretas crescem 21,2% no ano.

Já o varejo tem alta menor, de 9,75. Participação dos negócios no atacado chega a 45,2% em julho.

Por Alzira Rodrigues| alzira@autoindustria.com.br

As vendas diretas de veículos seguem com expansão maior do que os negócios no varejo. De janeiro a julho foram comercializadas diretamente pelas montadoras mais de 547,3 mil unidades, expansão de 21,2% sobre as 451,3 mil do mesmo período do ano passado.

As transações no varejo também cresceram, mas em índice menor, de 9,7% – passaram de 720,9 mil para quase 791 mil. Com isso a participação das vendas diretas no mercado total de automóveis e comerciais leves saltou de 38,5% nos primeiros sete meses de 2017 para 40,9% no acumulado deste ano. Na média, a expansão do mercado de veículos leves no período é de 14,2%.

LEIA MAIS

Vendas de veículos em julho são as maiores do ano

Fenabrave reduz projeção de alta para este ano

Em junho e julho, a participação das vendas atingiu índices inéditos no setor. Chegou a 46,2% e 45,2%, respectivamente, aproximando-se assim da metade dos negócios realizados com automóveis e comerciais leves no País, conforme balanço divulgado mensalmente pela Fenabrave, a entidade que representa os distribuidores de veículos.

A Fenabrave alega que a participação das vendas diretas cresceu nos últimos anos por causa da retração no varejo. E lembra que elas envolvem não apenas transações realizadas pelas montadoras diretamente com frotistas e locadoras, mas também vendas feitas nas concessionárias para produtores rurais, taxistas e PCD (pessoas com deficiência).

De qualquer forma, não deixa de ser importante a reação do varejo este ano, mesmo que em índice inferior ao das vendas diretas. No ano passado o mercado automotivo só registrou crescimento por causa dos negócios no atacado. As vendas para o consumidor comum ficaram praticamente estagnadas.

LEIA MAIS

Vendas diretas respondem por 70% dos emplacamentos de picapes no Brasil

Vendas diárias na primeira quinzena superam 10,4 mil veículos

Considerando o ranking de marca no atacado, a Fiat é a primeira colocada com 19,2% de participação no acumulado deste ano. Na sequência vêm General Motors (16,9%), Volkswagen (16,4%) e Renault (10,1%).

Se for considerado o varejo, o ranking é bem diferente. A GM lidera com 16,9%, seguida da VW (13,7%), da Hyundai (11,3%), Toyota (10%) e Ford (8,8%). Os comerciais leves, pelas próprias características desses produtos, têm nas vendas diretas o grosso dos seus negócios. No acumulado até julho, 71% dos negócios com comerciais leves foram vendas diretas. Nos automóveis, esse índice é de 35,6%.


Foto: Divulgação/Fiat

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás