Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br
Embarcados no início de junho na cidade de Changsha, na China, já chegaram ao Brasil os primeiros seis caminhões BYD 100% elétricos do lote inicial de 21 unidades com entrega programa para este ano para a Corpus Saneamento e Obras, que os utilizará no serviço de coleta e transporte de resíduos. A compra abrange no total 200 veículos.
“Antes de entrar em operação, os novos caminhões passarão por uma revisão de entrega e receberão o compactador de resíduos com sistema eletro hidráulico, desenvolvido em parceria com a Danfoss”, comenta Charles Fioravante, gerente de manutenção de frota da Corpus.
O sistema, segundo ele, substitui as tradicionais alavancas e garante maior eficiência energética e redução do nível de ruído no funcionamento do equipamento. “Também contribui para o conforto dos profissionais, por substituir o esforço natural para a movimentação das alavancas por uma simples pressão no botão de acionamento”.
Os caminhões eT8A utilizam como fonte de energia bateria especialmente desenvolvida para a eletrificação veicular, com tecnologia exclusiva de fosfato de ferro lítio (reciclável e com vida útil de até 30 anos). Têm PBT técnico de 21 toneladas na versão 4×2 e autonomia estimada de oito horas de operação por recarga, ou cerca de 200 quilômetros.
Além de não emitirem gases de escapamento ou qualquer fumaça na atmosfera, o caminhões BYD são mais silenciosos que os veículos tradicionais utilizados na limpeza urbana. Contam ainda com sistemas one pedal drive e Kers de recuperação de energia elétrica pela energia cinética obtida no uso dos freios.
Sem o pedal de embreagem e com transmissão de quatro marchas, o sistema permite ao motorista conduzir o veículo utilizando apenas o acelerador. Nas frequentes reduções de velocidade para a coleta de resíduos, o freio motor provocado nas desacelerações contribui para o acúmulo de energia do conjunto de baterias, ampliando a autonomia do veículo. De acordo com a Corpus o uso do one pedal drive pode ser feito em 90% do percurso.
“O eT8a é o caminhão de lixo mais silencioso e confortável do mercado, garantindo o bem-estar e a satisfação da população”, explica Carlos Roma, diretor de vendas da BYD do Brasil. “Diferente dos caminhões movidos a diesel, sua transmissão está diretamente ligada ao motor, sem embreagem. Para facilitar as partidas nas mais íngremes rampas, possui torque máximo de 1.500 Nm a partir de zero rpm, o maior da categoria, uma revolução em relação aos convencionais, que possuem menos torque e somente a rotações bem mais elevadas”,
De acordo com a Corpus, com os novos caminhões a empesa deixará de emitir cerca de 14 toneladas de CO2/mês por veículo. “Passamos a gerar maior conforto aos colaboradores e à comunidade, pela melhor dirigibilidade, segurança e baixo nível de ruídos. O desempenho é bem superior em todas as condições de operação, chegando a ser sete vezes mais eficiente”, enfatiza Fioravante.
Foto: Divulgação/BYD
- 2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil” - 19 de dezembro de 2024
- 2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro - 19 de dezembro de 2024
- Importações de autopeças avançam 11%, exportações recuam 14% - 18 de dezembro de 2024