Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br
A Nissan resolveu dar uma empurradinha, bem de leve, nos seus modelos nacionais March e Versa. A linha 2019 do hatch e do sedã pequenos começa a ser vendida esta semana tendo como maior atrativo e única novidade a oferta dos aplicativos CarPlay e Android Auto na central multimídia Multi-App, que agora tem tela de 6,75 polegadas.
Mas a possibilidade de espelhar o celular no sistema, algo já bastante comum em muitos veículos nacionais, é um conforto não oferecido na versão 1.0 S equipada com câmbio manual. É, portanto, um atrativo bem modesto para quem tem presença para lá de discreta em segmentos de grandes volumes.
Os preços do March 2019 começam em R$ 46.490,00 e vão a R$ 62.990,00, enquanto os doVersa partem de R$ 50.490,00 e chegam R$ 69.990,00. Os dois contam com versões de câmbio Xtronic CVT e motores 1.0 de três cilindros e 1.6 16V, que desenvolvem, respectivamente, 77 cv e 111 cv.
A contenção de novidades na linha 2019 dos dois modelos se justifica: a Nissan prepara a nova geração de ambos. O March, é bom lembrar, já caminha para seu quinto ano de produção em Resende (RJ), enquanto o sedã já está no quarto ano. Já acusam a falta de grandes mudanças ao longo desse tempo.
O hatch, modelo de entrada da marca, registrou somente 7,7 mil emplacamentos nos primeiros sete meses de 2018, 13% a menos do que no mesmo período do ano passado. O segmento de hatches pequenos, em contrapartida, avançou mais de 20% na mesma comparação.
Com esses números, a participação do March no segmento caiu para apenas 2,4%. É apenas o 40º automóvel mais vendido no Brasil em 2018.
O cenário para o Versa é apenas um tanto melhor. De janeiro a julho foram emplacadas 15,6 mil unidades, crescimento de 50% sobre os sete primeiros meses de 2017. Mas, ainda assim, ele aparece apenas na sexta colocação no segmento de sedãs pequenos, com 9,6% de participação.
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O Salão do Automóvel de São Paulo, que será realizado em setembro, deverá ser o palco de apresentação dos novos veículos ou pelo menos de um deles. Ambos, por razões de escala e custo, devem adotar a plataforma hoje utilizada no utilitário esportivo Kicks, veículo mais vendido da marca aqui.
Na Europa o March, lá conhecido como Micra, já está em sua nova geração — a quinta— há dois anos. Entretanto, a versão europeia é montada sobre outra plataforma, mais nova, maior e, claro, mais cara.
Foto: Divulgação/Nissan
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