Na semana de 22 a 25 de agosto de 1978, em evento na pista de teste da então Daimler-Benz, em Untertürkheim, Alemanha, Mercedes-Benz e Bosch apresentaram pela primeira vez ao mundo o sistema ABS, equipado em um Classe S 116. O desenvolvimento representou o ponto de partida para uma sequência de inovações em sistemas de assistência de direção, o que poderia ser definido como a inauguração da era digital automotiva.
Na época, um folheto da Mercedes-Benz descrevia: “O sistema de freios antitravamento usa um computador para monitorar a mudança na velocidade de rotação de cada roda durante a frenagem. Se a velocidade diminuir muito rapidamente (como ao frear sobre superfície escorregadia) e a roda travar, o computador reduz automaticamente a pressão do freio. A roda acelera novamente e a pressão do freio é aumentada novamente, desse modo travando a roda. Este processo é repetido várias vezes em questão de segundos.”
Foto: Daimler/Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.