Empresa

Volkswagen investirá € 3,5 bilhões em digitalização até 2025

Plano da empresa inclui desenvolvimento de um sistema operacional exclusivo para os veículos do grupo

O Grupo Volkswagen anuncio que planeja investir € 3,5 bilhões em novos serviços digitais até 2025, o que contempla desenvolvimento de plataforma baseado em nuvens para conectar veículos e clientes a serviços, como o compartilhamento de carros.

A fabricante já oferece aplicativos como o WePark, de estacionamento com pagamento integrado, o WeDelivery, de serviços de entrega e o WeExperience, que recomenda ofertas de compras e serviços próximos ao estacionamento. Agora, a empresa está ampliando o portfólio do com o WeShare, de compartilhamento de carros.

O serviço estreia em Berlim, na Alemanha, o ano que vem e inclui a oferta de 2 mil carros elétricos, entre e-Golf e e-up!. No ano seguinte, o aplicativo passará a funcionar em outras cidades alemãs, como também países selecionados da Europa e da América do Norte.

Para a Volkswagen, a digitalização terá papel cada vez mais importante no carro, o que torna necessário reinventar o automóvel de alguma maneira. Para isso a companhia trabalha em um novo sistema operacional denominado vw.OS que estarão nos carros elétricos da marca a partir de 2020.

LEIA MAIS

→A invasão elétrica do Grupo Volkswagen

A nova arquitetura eletrônica, projetada também para facilitar a introdução de funções autônomas, separa o hardware do software para estabelecer atualizações contínuas. Em vez de ter por volta de 70 sensores, como hoje, operando independentemente no veículo, a plataforma conectará os vários sensores no novo sistema operacional. Além disso, não precisará depender de diversos fornecedores para a atualização dos programas.

“Daqui para frente, nossos Volkswagen serão cada vez mais dispositivos digitais sobre rodas ”, disse em comunicado Jürgen Stackmann, membro da diretoria de vendas da marca Volkswagen. “Nossos clientes se tornarão parte de um ecossistema que denominamos ‘We’. Este sistema complementa a experiência Volkswagen sobre rodas e permite ao cliente ter o seu mundo em seu veículo.”

A espinha dorsal do ecossistema será uma plataforma para todo o grupo, a “One Digital Platform” (ODP). Esta plataforma é baseada principalmente na tecnologia de nuvem e conecta o carro, o cliente e os serviços. O ODP garante a conexão com a arquitetura de TI, compreendendo os serviços da Volkswagen ou parceiros externos integrados no ecossistema da fabricante.


Foto: Volkswagen/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Case IH se prepara para a Agrishow com 16 lançamentos

Nova geração de máquinas e tecnologias adicionais compõem um ecossistema para garantir rentabilidade, produtividade e…

% dias atrás

América do Sul aumenta participação nas vendas mundiais da Stellantis

As entregas na região representaram 17,3% dos 1,2 milhão de veículos negociados no primeiro trimestre

% dias atrás

Crise financeira da matriz chinesa não afeta planos para o Brasil, diz Neta

Marca vendeu somente 36 veículos no País no primeiro trimestre

% dias atrás

Erisvaltom Santos gerencia Marketing e Produtos do Banco Mercedes-Benz

Executivo ocupa a vaga de Alfredo Tucunduva, agora na Daimler Truck Locações e Serviços

% dias atrás

Elétrico Spark chegará ao Brasil em versão única, a Activ

Importado da China, compacto da Chevrolet terá acabamento específico para o mercado brasileiro

% dias atrás

Abeifa é contra pedido da BYD de impostos menores para CKD e SKD

Assim como a Anfavea, o presidente da entidade, Marcelo Godoy, também não apoia pleito da…

% dias atrás