Indústria

Indústria de implementos rodoviários terá rodada de negócios no Peru

Encontro com potenciais clientes envolverá 150 reuniões

Ao mesmo tempo que corre para dar conta do crescimento do mercado interno em 2018, cujas vendas avançaram  52% após de janeiro a julho após quatro anos seguidos de fortes quedas, a indústria brasileira de implementos rodoviários segue perseguindo novas frentes para aumentar as exportações.

Em setembro, representantes de onze empresas do setor seguirão para Lima, capital do Peru, para rodada de negociações com potenciais clientes locais. O encontro, organizado pela Anfir, Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, e a Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, deve resultar em mais de 150 reuniões entre empresas peruanas e brasileiras.

“Estamos consolidando nossa imagem perante o importador local como a melhor opção para fornecimento de implementos rodoviários”, diz Mario Rinaldi, diretor executivo da Anfir.

O encontro no Peru integra o Programa de Internacionalização da Indústria de Implementos Rodoviários (MoveBrazil). Anfir e Apex renovaram este ano — e seguirá até meados de 2019 — a parceria iniciada em 2016 para promover os implementos brasileiros no exterior.

Durante este segundo período serão trabalhadas oportunidades em mercados como Bolívia, Chile, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Honduras, Nigéria e Peru. Em abril um grupo de empresas brasileiras já participou de  missão comercial ao Panamá.

A ideia das entidades, além de rodadas de negócios, é incentivar as exportações também por meio de participação das implementadoras brasileiras em feiras internacionais. O convênio prevê ainda para isso a contratação de agentes comerciais, convite a formadores de opinião estrangeiros para conhecer o parque industrial brasileiro e estudos de inteligência comercial.

LEIA MAIS

→Indústria de implementos segue em recuperação

→Anfir lança anuário da indústria de implementos rodoviários

Segundo o Anuário da Indústria de Implementos 2018, publicação da Anfir, a meta é alcançar US$ 120 milhões em exportações no final de 2018, com participação de 55 empresas.

A participação das exportações de implementos rodoviário na produção é tímida, até mesmo pelo natural confrontamento do perfil de produtos aqui fabricados e características de outros mercados. No ano passado, foram embarcados 3.421 implementos, contra cerca de 60 mil absorvidos pelo mercado interno.


Foto: Divulgação

 

 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás