Modelo autônomo e elétrico se propõe como espaço múltiplo que anda
Volvo 360c Interior
Se será rigorosamente desta maneira, ainda há algum caminho pela frente para descobrirmos. Mas, de um forma ou de outra, à Volvo caberá o crédito de ter esboçado, em 2018, um carro-conceito autônomo e elétrico que se propõe a substituir, por exemplo, o transporte aéreo para médias distâncias com muito mais conforto e comodidade.
Imagine ir de São Paulo ao Rio de Janeiro assistindo, deitado, uma partida de futebol? Ou simplesmente ser apanhado em casa, entrar no veículo, virar de lado e dormir numa confortável cama para ser despertado algumas horas depois, quando chegar ao destino escolhido algum? Ok, dá também para trabalhar nesse mesmo tempo.
Batizado de 360c, o modelo da Volvo sintetiza essas e outras visões da montadora de origem sueca sobre o futuro da mobilidade e também aquilo que identifica ser também uma oportunidade para abocanhar fatia de negócios, como o transporte aéreo doméstico, que representa bilhões de dólares anuais em todo o mundo.
De acordo com a montadora, mais de 740 milhões pessoas utilizaram voos domésticos somente nos Estados Unidos e apenas no ano passado. Em algumas dessas viagens, contando o deslocamento de casa ao aeroporto e do aeroporto ao destino final, muitas vezes, leva-se mais tempo de avião do que de carro.
A Volvo define o 360c como um carro autônomo multifuncional conectado. Sem volante, o modelo está muito mais próximo mesmo de um espaço móvel, que pode ser utilizado para descanso, trabalho e entretenimento enquanto se vai de um ponto a outro.
O 360c é sobretudo uma proposta de serviço de mobilidade. Por que não oferecê-lo por meio de assinatura mensal, pagar por trajeto ou por minuto? Tanto faz. Ou fazer pacotes semanais, que podem ficar mais baratos se a utilização se der fora de horários de picos?
“Consideramos o 360c uma conversa inicial, com mais ideias e respostas que estão por vir à medida que aprendemos mais”, disse Marten Levenstam, vice-presidente sênior de Estratégia Corporativa da Volvo Cars.
“Não sabemos exatamente como será o futuro da direção autônoma. No entanto, acreditamos que tem o potencial de mudar nossa sociedade de várias maneiras. Terá profundo impacto sobre como as pessoas viajam, como projetamos nossas cidades e como usamos a infraestrutura.”
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O caminho até esse momento, porém, é um tanto longo. a Volvo enfatiza que antes os robocars compartillarão as ruas durante muitos anos com os carros convencionais e, assim, requererão comunicação eficientes com os motoristas.
Por meio do 360c a empresa propõe, por exemplo, a utilização e combinação de diversos recursos, como luzes e cores, sons externos e efeitos visuais para manifestar aos demais veículos, pedestres e outros usuários das vias públicas as manobras que o robocar pretende fazer imediatamente em seguida.
Fotos: Divulgação/Volvo
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