Produto

Recall mundial da Toyota envolve 5 mil Prius vendidos no Brasil

Desgaste de revestimento do chicote elétrico pode aumentar risco de incêndio

A subsidiária brasileira da Toyota confirmou nesta quarta-feira, 12, que o recall mundial para verificação e troca de chicote elétrico envolve 5.547 unidades do híbrido Prius fabricadas entre outubro de 2015 e maio deste ano e vendidas no Brasil.

Há uma semana o AutoIndústria questionou a Toyota do Brasil sobre a possibilidade de carros vendidos aqui estarem entre as mais de 1 milhão de unidades fabricadas no Japão de 2015 a 2018 e que podem apresentar problemas na cobertura da fiação.

A matriz japonesa admitira no dia 5 que vibrações desgastam precocemente o revestimento do chicote adotado em vários de seus modelos e, em caso de contato com fontes de calor, elevar o risco de incêndio.

“Pode acontecer que o chicote elétrico mantenha contato com a capa de proteção dele próprio e, se tal fato ocorrer, o atrito produzido entre ambas as peças causará o desgaste do isolamento, com o risco de curto circuito que poderá causar incêndio no compartimento do motor do veículo”, acrescenta agora a operação brasileira.

Será um dos maiores recalls mundiais da história da montadora  depois do famoso episódio que envolveu milhões de carros equipados com airbags defeituosos da Takata.

A Toyota, porém, afirma que cerca da metade dos automóveis envolvidos no atual chamamento — perto de 500 mil unidades portanto — foi negociada dentro do próprio mercado japonês. O restante seguiu para Europa, Ásia e Américas. Só para os Estados Unidos foram enviados 192 mil unidades do Prius.

LEIA MAIS

→Recall afeta 1 milhão de veículos japoneses da Toyota

→Toyota antecipa-se ao IPI menor e reduz preço do Prius

→Van Hiace pode ser opção da Toyota para o Brasil

As concessionárias brasileiras estão autorizadas, em casos mais simples, recobrir o chicote elétrico com fita protetora mecânica resistente a atrito. “Se o dano ao chicote for irreparável haverá a sua substituição por um novo devidamente guarnecido pela fita protetora”, acrescenta a Toyota.

A montadora estima que o tempo de reparo poderá variar de 1h30 a 6 horas, dependendo da necessidade da substituição ou não do chicote elétrico. O atendimento na rede de concessionárias começará em 1 de outubro. Os proprietários deverão agendar visita pelo site www.toyota.com.br/web-agenda ou consultar antes o serviço de atendimento ao cliente pelo telefone 0800 703 0206 .


Foto: Divulgação/Toyota

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás