Objetivo não é ter um veículo que rode sem condutor, mas desenvolver sistemas que aprimorem o produto
O movimento rumo ao veículo autônomo ganha espaço também na indústria de motocicletas, mas sem a pretensão de ter um produto que efetivamente rode pelas ruas sem um condutor como se almeja com os automóveis.
Ao menos é o que informa a BMW Motorrad ao divulgar detalhes sobre o protótipo da primeira motocicleta equipada com tecnologias de condução autônoma da marca.
Segundo a empresa, a ideia não é promover o lançamento de um veículo completamente autônomo com esta iniciativa inovadora, mas sim promover o desenvolvimento de futuros sistemas para tornar a condução de uma moto ainda mais segura e mais confortável, ampliando o prazer de pilotar.
O protótipo, baseado em uma motocicleta BMW R 1200 GS, foi apresentado durante o BMW Motorrad Techday 2018, evento realizado no Campo de Provas do grupo em Miramas, no sul da França. Desenvolvido pelo engenheiro Stefan Hans e sua equipe, a motocicleta se movimenta de forma independente, acelera e desacelera, também de forma independente, até parar.
“O objetivo do protótipo é reunir conhecimento adicional, com relação à dinâmica de pilotagem, para detectar precocemente situações de risco e, assim, assistir o motociclista com sistemas de segurança avançados para atravessar, com segurança, cruzamentos ou frear repentinamente, por exemplo”, revela a BMW Motorrad ao divulgar seu novo protótipo.
Para desenvolver sua primeira linha de veículos elétricos, a Harley-Davidson está investindo em uma nova instalação de pesquisa e desenvolvimento no norte da Califórnia, nos Estados Unidos.
“Recentemente, compartilhamos com o mundo nossos planos acelerados de construir a próxima geração de motociclistas da Harley-Davidson globalmente”, disse Matt Levatich, presidente e CEO da Harley-Davidson. “Essa nova instalação de P&D no coração do Vale do Silício nos ajudará a cumprir esses planos e demonstra nosso compromisso de liderar a eletrificação do esporte”.
O novo centro de pesquisas na Califórnia deverá ser inaugurado antes do final deste ano. Inicialmente, o foco será na pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos, incluindo bateria, potência eletrônica e design de máquinas elétricas, desenvolvimento e fabricação avançada.
Fotos: Divulgação/BMW e Harley-Davdson
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027