Produto

Tecnologia de condução autônoma em moto BMW

Objetivo não é ter um veículo que rode sem condutor, mas desenvolver sistemas que aprimorem o produto

O movimento rumo ao veículo autônomo ganha espaço também na indústria de motocicletas, mas sem a pretensão de ter um produto que efetivamente rode pelas ruas sem um condutor como se almeja com os automóveis.

Ao menos é o que informa a BMW Motorrad ao divulgar detalhes sobre o protótipo da primeira motocicleta equipada com tecnologias de condução autônoma da marca.

Segundo a empresa, a ideia não é promover o lançamento de um veículo completamente autônomo com esta iniciativa inovadora, mas sim promover o desenvolvimento de futuros sistemas para tornar a condução de uma moto ainda mais segura e mais confortável, ampliando o prazer de pilotar.

O protótipo, baseado em uma motocicleta BMW R 1200 GS, foi apresentado durante o BMW Motorrad Techday 2018, evento realizado no Campo de Provas do grupo em Miramas, no sul da França. Desenvolvido pelo engenheiro Stefan Hans e sua equipe, a motocicleta se movimenta de forma independente, acelera e desacelera, também de forma independente, até parar.

“O objetivo do protótipo é reunir conhecimento adicional, com relação à dinâmica de pilotagem, para detectar precocemente situações de risco e, assim, assistir o motociclista com sistemas de segurança avançados para atravessar, com segurança, cruzamentos ou frear repentinamente, por exemplo”, revela a BMW Motorrad ao divulgar seu novo protótipo.

Moto elétrica – Ainda no mundo das duas rodas, a Harley-Davidson revela que lançará no próximo ano sua primeira motocicleta elétrica, a LiveWire. O objetivo da empresa é desenvolver um amplo portfólio de veículos elétricos de duas rodas sem embreagem, com lançamentos programados até 2022.

Para desenvolver sua primeira linha de veículos elétricos, a Harley-Davidson está investindo em uma nova instalação de pesquisa e desenvolvimento no norte da Califórnia, nos Estados Unidos.

“Recentemente, compartilhamos com o mundo nossos planos acelerados de construir a próxima geração de motociclistas da Harley-Davidson globalmente”, disse Matt Levatich, presidente e CEO da Harley-Davidson. “Essa nova instalação de P&D no coração do Vale do Silício nos ajudará a cumprir esses planos e demonstra nosso compromisso de liderar a eletrificação do esporte”.

O novo centro de pesquisas na Califórnia deverá ser inaugurado antes do final deste ano. Inicialmente, o foco será na pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos, incluindo bateria, potência eletrônica e design de máquinas elétricas, desenvolvimento e fabricação avançada.


Fotos: Divulgação/BMW e Harley-Davdson

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás