Tecnologia será apresentada no IAA e incrementa conjunto de dispositivos para a automatização de veículos
Sistema baseado em radares capaz de monitorar toda a lateral do caminhão e alertar o motorista de eventuais riscos de acidentes, presença de ciclistas ou pedestres, por exemplo, será uma das novidades levadas pela ZF ao IAA, o Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hanover, Alemanha, aberto ao público de 20 a 27 de setembro.
A tecnologia dá mais um passo na busca para eliminar os pontos cegos do veículo, até hoje um desafio que os tradicionais espelhos retrovisores não conseguiram superar.
O sistema também se mostra como mais um componente de um conjunto de outros recursos que integraram o que a ZF chama de Side Vision Assist, evolução do sistema que incluirá imagens de câmera e interferência efetiva na direção, caso seja necessário, como desvios ou frenagens de emergência.
LEIA MAIS
→ZF terá nova transmissão automática para veículos comerciais
→ZF engata várias marchas na América do Sul
→ZF cria recurso de saída automática de rodovias
“Os sistemas de assistência podem ajudar a tornar os caminhões mais seguros e evitar acidentes durante uma curva, mudança de cursos ou manobras. Este ano, no IAA em Hannover, teremos uma perspectiva sobre estas soluções neste setor”, adianta Fredrik Staedtler, chefe da divisão de tecnologia de veículos comerciais da ZF.
O novo sistema de assistência da companhia funciona a partir de dois radares instalados na lateral inferior direita do caminhão. Os dispositivos fornecem cobertura para possíveis zonas de riscos, mesmo em condições de pouca visibilidade. Ao detectar objetos que ofereçam risco de colisão ou movimentos externos, a tecnologia alerta o motorista com avisos visuais, sonoros ou vibratórios, conforme a urgência por uma atitude do condutor.
Foto: ZF/Divulgação
Empresa também está criando empresa dedicada para o segmento
Operação começa com sensor de NOx para pesados
Empresa muda embalagens para dificultar essa prática e quer crescer 10% este ano no mercado…
Mercado mundial de elétricos, mesmo na China, passa por momentos de incertezas
Anderson Pontalti mostra os avanços da empresa nos últimos dez anos, com operações internacionais triplicadas
No Brasil, empresa quer crescer 300% no segmento de reposição