Do total de 965 novos postos de trabalho programados para a implantação do terceiro turno em suas fábricas de Sorocaba e Porto Feliz, ambas no interior paulista, a Toyota já contratou 906 funcionário e outros 59 serão efetivados até o próximo dia 20.
O projeto de ampliação da produção de veículos em Sorocaba, onde são produzidos Etios e Yaris, e a de motores em Porto Feliz foi anunciado em maio e desde então a empresa vem se preparando para operar a plena carga nas duas fábricas já a partir do último bimestre deste ano. No primeiro caso, o aumento da oferta será concentrado no novo modelo da marca, o Yaris, que tem tido boa aceitação interna e também será exportado para a Argentina e outros países da região.
LEIA MAIS
→Lançado há três meses, Yaris supera o Etios em vendas
Na semana passada, a empresa confirmou ter antecipado de 1º de novembro para 22 de outubro o início do terceiro turno em Sorocaba. A medida, segundo a montadora, “tem por objetivo simular a operação em três períodos e identificar potenciais situações de interferência nas movimentações de materiais, equipamentos, veículos e pessoas, que podem gerar atrasos na efetiva implantação do novo esquema de trabalho a partir do mês seguinte”.
Das 906 contratações já efetivadas, 692 foram em Sorocaba (no total serão 636) e 214 em Porto Feliz (total de 229). Só falta, portanto, a efetivação de mais 44 e 15 trabalhadores, respectivamente. A montadora informa que só mesmo a partir de novembro é que o volume de produção será efetivamente ampliado. A capacidade anual do complexo industrial de Sorocaba subirá de 108 mil para 160 mil veículos por ano.
LEIA MAIS
→Toyota contratará 870 trabalhadores para operar em três turnos
As contratações em Sorocaba estão dentro do previsto inicialmente pela Toyota e as de Porto Feliz até superaram a expectativa inicial, que era de 130 novos empregos. A partir de um aporte em curso de R$ 600 milhões, a fábrica de motores do interior paulista terá capacidade duplicada. Lá são feitos os motores flex fuel e a gasolina Dual VVTi, de 1.3L e 1.5L, que equipam Etios e Yaris.
Foto: Divulgação/Toyota
- 2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil” - 19 de dezembro de 2024
- 2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro - 19 de dezembro de 2024
- Importações de autopeças avançam 11%, exportações recuam 14% - 18 de dezembro de 2024