Produto

No IAA, o Actros com direção parcialmente autônoma

Mercedes-Benz antecipa as novidades que apresenta no IAA, em Hannover, Alemanha

Confiante em seus lançamentos deste ano, a Daimler organizou uma prévia das novidades que apresenta no IAA, o Salão Internacional de Veículos Comercias de Hannover, Alemanha, antes mesmo da abertura da exposição para a imprensa especializada. Com a marca Mercedes-Benz, a companhia apresentou na segunda-feira, 17, uma nova geração do Actros com sistemas de direção parcialmente autônomos, o primeiro do gênero a entrar em linha de produção.

LEIA MAIS

Mercedes-Benz leva para o IAA seus comerciais elétricos

O veículo recebeu sessenta inovações, das quais quatro são estreias mundiais: o piloto automático adaptativo que funciona em qualquer faixa de velocidade, a frenagem automática de emergência, o assistente de direção lateral e a substituião de espelhos retrovisores por câmeras.

“Tenho a convicção de que a nova geração do Actros fará diferença no transporte, no meio ambiente e na sociedade”, ressalta Stefan Buchner, chefe da Mercedes-Benz Trucks. “Estamos criando o futuro.”

LEIA MAIS

ZF apresenta sistema de assistência lateral para caminhões

Com mais de 2 mil expositores – exatos 2.066 -, entre fabricantes de veículos e implementos e fornecedores de componentes e serviços de 45 países, o IAA, maior evento de veículos pesados do mundo, é sem dúvida palco de antecipação do que virá no mundo do transporte nos próximos anos.

Com portas abertas ao público de 20 a 27 de setembro, o Salão de Hannover deste ano conta com 322 lançamentos globais de produtos e protótipos do que serão os caminhões do futuro, ainda mais conectados e autônomos. A própria Mercedes-Benz mostra o conceito batizado Future Truck 2025, com direção totalmente autônoma e que incorpora tecnologias já disponíveis, pronta para uso, só que ainda dependentes de legislação que as regulamente.

Também há novidades do gênero por parte dos grandes fornecedores do setor, como a ZF, que lança no IAA um sistema baseado em radares capaz de monitorar toda a lateral do caminhão e alertar o motorista de eventuais riscos de acidentes, presença de ciclistas ou pedestres, por exemplo. A tecnologia dá mais um passo na busca para eliminar os pontos cegos do veículo, até hoje um desafio que os tradicionais espelhos retrovisores não conseguiram superar.


 

 

 

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás