Produto

VW desenvolve o e-Flex, ônibus híbrido com motor de automóvel

Conceito inédito é apresentado no Salão de Hannover no estande que agora reúne as marcas do Grupo Traton

Ao reunir primeira vez todas as marcas do recém-criado Grupo Traton, no Salão Internacional e Veículos Comerciais de Hannover, na Alemanha, a Volkswagen Caminhões e Ônibus se destaca ao apresentar o e-Flex, um ônibus de tecnologia híbrida em série. A novidade surge depois de a companhia ter surpreendido o mercado brasileiro ao ter apresentado na Fenatran 2017, o e-Delivery, a versão elétrica da família de caminhões leves da marca.

LEIA MAIS

→VW Truck & Bus agora é oficialmente Grupo Traton

→Ambev vai eletrificar frota de caminhões

O desenvolvimento liderado pela engenharia brasileira encaminha uma solução que busca viabilidade comercial em um ônibus híbrido plug-in. Até aí, nada de novo. Mas o conceito incorpora o motor Volkswagen 1.4 TSI dos automóveis no papel de gerador de energia para as baterias.

De maneira resumida, o motor, que poderá ser abastecido com etanol, gás ou metano, funcionará somente nos momentos nos quais as baterias não têm energia suficiente para movimentar o veículo, voltando a ficar inoperante assim que a carga suficiente estiver disponível.

Da maneira que o protótipo foi construído, as baterias com 650 V, instaladas no teto do veículo, pode abrigar de 80 a 400 Kw/h, o que permite desenvolver 260 Kw de potência (equivalente a 348 hp) e torque de 2.150 Nm (219,2 Kgfm). O motor elétrico é fornecido pela WEG e o encarroçamento foi feito pela Marcopolo.

A engenharia de Resende (RJ) desenvolve o modelo com objetivo atender aplicações urbanas em vias alimentadoras ou distribuidoras do sistema de transporte público. Segundo Roberto Cortes, presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, o projeto ainda os custos como obstáculos em relação ao diesel. “Mas não tenho dúvidas de que dentro de cinco anos os custos começam as ter equivalências, seja do ponto de vista do investimento inicial quanto do operacional.”

Cortes estima que até 2021, o e-Flex esteja pronto para entrar em produção seriada.


Foto: VWCO/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás