Utilitário esportivo começa a ser vendido no fim deste ano na Europa
Ele chegará às ruas europeias somente no fim do ano, mas desde a segunda-feira, 19, o e-tron —assim mesmo, grafado com letras minúsculas — é o primeiro Audi totalmente elétrico produzido em série pela marca alemã. O utilitário esportivo, apresentado esta semana na cidade de São Francisco, Califórnia, já tem até preço definido: € 79,9 mil na Europa. Sua importação para o Brasil deve começar já no ano que vem.
O SUV é fabricado em planta do Grupo VW em Bruxelas, na Bélgica. Está longe de representar uma ruptura de estilo e desenho com relação aos demais produtos da montadora. Ao contrário, a não ser por inscrições ou dispositivos como retrovisores virtuais — câmeras substituem os espelhos — dificilmente uma pessoa menos aficionada por automóveis desconfiará se tratar de um marco tecnológico para empresa.
Até porque as grandes diferenças mesmo do novo modelo estão ocultas. O SUV é equipado com dois motores elétricos que geram 408 cavalos e nova geração da tração nas quatro rodas, que distribui e regula contínua e variavelmente de forma ideal o torque entre os dois eixos.
Contribui também para o equilíbrio e estabilidade do utilitário esportivo a localização central sob assoalho do conjunto de baterias que pesa ainda a enormidade de 700 quilos, ou, de maneira simplória, o peso médio de dez ocupantes.
Apesar dessa carga toda e do porte avantajado, fica entre os conhecidos Q3 e o Q5, o e-tron, afirma a Audi, parte da imobilidade e chega aos 100 km/h em apenas 5,5 segundos.
LEIA MAIS
→Grupo Volkswagen quer 10 milhões de elétricos sobre a plataforma MEB
→Audi inaugura linha de produção de motores elétricos
Segundo a Audi, o e-tron tem autonomia ideal percorrer longas distância, cerca de 400 quilômetros. “Durante mais de 90% de todas as desacelerações, o e-tron recupera a energia exclusivamente por meio de seus motores elétricos. O SUV aproveita seu potencial máximo de recuperação em combinação com o sistema de controle integrado de freios eletro-hidráulicos”, explica a montadora.
Ainda assim, em caso de eventualidade, o sistema de navegação com o planejador de rotas é outra garantia: ele indica caminhos apropriados com postos de carregamento.
Fotos: Divulgação/ Audi
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027