Produto

PSA investe no aumento da produção do Jumpy e Expert

Luis Basavilbaso, VP de veículos utilitários leves, diz que matriz já aprovou aporte no Uruguai

Lá se vão quase quatro anos do fim de produção da Kombi no País e até hoje há uma lacuna nesse importante segmento que teve o utilitário da Volkswagen como principal protagonista por muitos anos. Um espaço que a PSA decidiu ocupar a partir do lançamento do Citroën Jumpy e Peugeot Expert, que hoje têm oferta inferior à demanda e fila de espera para algumas versões. Luis Basavilbaso, vice-presidente de veículos utilitários leves do Grupo PSA para a América Latina, comemora o sucesso dos dois modelos no mercado brasileiro e revela nesta entrevista ao AutoIndústria projeto de ampliar a produção na fábrica do Uruguai, que mantém em parceria com a Nordex. A produção estimada em 5 mil unidades este ano subirá para 7 mil em 2019. “Nosso objetivo é liderar o segmento de utilitários na América Latina assim como já acontece na Europa”. Neste ano o grupo dobrará as vendas de comerciais leves das duas marcas no mercado brasileiro.

Há fila de espera para o Peugeot Expert e Citroën Jumpy no Brasil. Ao que o senhor atribuiu o sucesso dos modelos?
Na ofensiva de lançamentos de veículos utilitários leves que planejamos para a América Latina, temos tido sucesso com nossos dois novos produtos, lançados na Fenatran 2017. Emplacamos desde o início do ano mais de 1,3 mil unidades, das quais 550 do Peugeot Expert e 760 do Citroën Jumpy. São veículos com capacidade para 1.500 quilos e estamos praticamente sozinhos nesse segmento. Desde que a Volkswagen Kombi deixou de ser produzida ficou uma lacuna nesse mercado. Tem mais demanda do que oferta.

Qual o tamanho da fila de espera?
Já foi maior, mas hoje está na faixa de um a dois meses dependendo da versão. Os novos utilitários são sucesso também na Europa e a fábrica que produz as suas peças na França tem dificuldade para abastecer as outras linhas, como a que temos no Uruguai em parceria com a Nordex.

Qual é a capacidade da fábrica uruguaia?
Este ano serão produzidas pouco mais de 5 mil unidades do Expert e Jumpy. Desse total, cerca de 2 mil virão para o Brasil. Estamos ampliando a oferta gradativamente e em agosto sobre janeiro crescemos 40%. Nosso objetivo é dobrar o volume de venda dos dois utilitários no mercado brasileiro no próximo ano.

A PSA investirá em aumento de produção no Uruguai?
Sim, já temos aprovação da matriz de um aporte para ampliar a produção dos utilitários Jumpy e Expert. A partir do ano que vem a capacidade subirá de 5 mil para 7 mil unidades por ano.

A fábrica do Uruguai abastece quais mercados?
Abastece Brasil e Argentina, onde o mercado de veículos está em crise e acreditamos que no geral tende a cair em torno de 25% em 2019. É claro que é só uma projeção. Mesmo com relação ao Brasil, a previsão de ampliar as vendas dos utilitários depende do que vai acontecer no governo e com o PIB. 2019 ainda é uma grande incógnita.

De quanto será o investimento?
Como é um projeto conjunto com a Nordex, não revelamos valores. Acreditamos que atingindo as 7 mil unidades conseguiremos equilibrar a oferta com a demanda.

O aumento da capacidade envolve novas versões?
Acabamos de lançar a versão minibus do Jumpy e acreditamos que isso contribuirá significativamente para a expansão das vendas. É um veículo muito eficiente para os frotistas.

O Expert também terá versão minibus?
Estamos trabalhando no projeto mas ainda não há data de lançamento.

Qual a posição do Grupo PSA no mercado de utilitários aqui e no mundo?
Esse segmento é altamente estratégico para o Grupo PSA e somos líderes em utilitários na Europa. Nosso objetivo é também atingir a liderança na América Latina. Vendemos total de 30 mil unidades em 2015 e temos como desafio chegar a 60 mil em 2020, ou seja, dobrar o volume em cinco anos. No ano passado emplacamos 43 mil comerciais leves de pequeno e médio portes na região, o que significa que estamos caminhando rumo à nossa meta.

Quais os outros produtos da PSA hoje no segmento?
Temos o Peugeot Partner e o Citroën Berlingo. Concentramos nossa oferta em furgões, ambulância e minibus e até agosto, incluindo todos os nossos utilitários, tínhamos vendido 2.338 unidades no mercado brasileiro. É um volume 40% superior ao de todo o ano passado (1.716). Nossa previsão é dobrar as vendas este ano, chegando perto de 3,4 mil unidades.

Qual o público principal dos utilitários da PSA?
São clientes que têm pequenas frotas, entre um e cinco veículos. Cerca de 80% das nossas vendas concentram-se nesse público. Mas estamos ampliando nosso horizonte e deveremos fechar parcerias com frotistas maiores. Em breve deveremos ter novidade.

A que fatores o senhor atribui o bom desempenho do Jumpy e Expert?
São veículos supermodernos, iguais aos vendidos na Europa. Consomem, em média, 25% a menos de combustível do que os veículos concorrentes e oferecemos grande suporte no pós-vendas, com planos especiais de manutenção.

Há concessionárias específicas para a venda dos utilitários?
Toda a nossa rede, de quase 200 concessionárias, comercializa os comerciais leves. Mas nos lugares onde a demanda é maior montamos espaços próprios – o Peugeot Professional Center e o Citroën Business Center. São, respectivamente, 16 e 15 centros. É um espaço dentro da concessionário exclusivo para atender esse público, que tem horários alternativos de funcionamento, com profissionais que fazem contato direto com o gestor da frota e são altamente qualificados para atender esse público.


Fotos: Divulgação/PSA

 

 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás