A Toyota aproveitou a comemoração do aniversário de 20 anos de sua fábrica de Indaiatuba (SP) para anunciar investimento local de R$ 1 bilhão, que envolverá a modernização do complexo industrial onde produz o Corolla, o sedã médio mais vendido no País.
O investimento em Indaiatuba é o primeiro no setor após a divulgação do programa Rota 2030. Resultará, assegura a empresa, no aumento do número de robôs, melhora da ergonomia e maior flexibilidade para produzir outros modelos e,aumentar a competitividade dos produtos.
“Precisaremos de novo aporte em aumento de capacidade”
Além de autoridades federais, estaduais e municipais, também participaram da cerimônia realizada na sexta-feira, 28, em Indaiatuba, os principais executivos da empresa na região, incluindo Steve St. Angelo, CEO da América Latina e Caribe, e Rafael Chang, presidente da montadora no Brasil, e representantes do Sindicato dos Metalúrgicos local.
“Esse investimento é mais uma prova da confiança da Toyota no Brasil e nos brasileiros. Com esse aporte a empresa se tornará mais flexível e competitiva e, assim, poderá atender melhor as expectativas dos seus clientes e ser mais competitiva em suas exportações”, comentou St. Angelo.
O novo aporte da montadora no País, segundo o executivo, faz parte de projeto da empresa de crescer no mercado brasileiro.”Mas para ganharmos participação, precisaremos de novo aporte em aumento de capacidade”, admitiu St. Angelo, que aponta a ampliação da área de pintura como um das medidas necessárias para fabricar mais veículos no interior de São Paulo.
Indaiatuba produziu cerca de 80 mil unidades Corolla no ano passado, sua capacidade máxima para dois turnos de trabalho. St. Angelo admite que a modernização também é uma maneira de prepará-la para a introdução, no futuro, da nova plataforma global da montadora, já utilizada no Corolla em outros mercados.
Ele também não descartou a fabricação de outros modelos na planta inaugurada em 1998 e que desde então só produzidiu o sedã. O executivo também revelou que o resultado dos testes com o Prius híbrido a etanol, em fase final, já são altamente positivos.
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Em seus 20 anos a Toyota acumulou produção de 1,2 milhão de unidades do Corolla no Brasil, modelo que exporta para a Argentina, Paraguai, Colômbia, Chile e Uruguai.
Foto: AutoIndústria
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