Mercado

Menos dias úteis e dólar atrapalham vendas de importados em setembro

Mas evolução ao longo do ano ainda está acima de 30%

Os apenas dezenove dias úteis mais a instabilidade e valorizações do dólar nas últimas semanas trataram de restringir um pouco as vendas de veículos importados em setembro. Balanço das dezesseis marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores indica emplacamentos de exatos 2.912 veículos no período, 23,4% a menos do que em agosto, mas ainda assim resultado 22,4% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado.

“Esperamos que, no último trimestre do ano, o setor possa alavancar suas vendas, em especial no último bimestre, quando as eleições já estiverem definidas”, pondera José Luiz Gandini, presidente da Abeifa, que projeta até 40 mil unidades vendidas pelas associadas ao longo de 2018.

Com o tímido desempenho no mês passado, porém, a estimativa parece um pouco mais distante agora. De janeiro a setembro, foram emplacados 27.761 veículos importados das marcas associadas, crescimento de 30,9% com relação a igual período do ano passado.

LEIA MAIS

­→Kia mantém ritmo de crescimento acima de 43%

→JAC T80 confirmado para novembro

Para chegar ao imaginado por Gandini, a média mensal de vendas deverá ficar em 4 mil unidades nos últimos três meses, bem acima do verificado nos nove primeiros meses.

O dirigente, contudo, vislumbra um momento melhor especialmente a partir do mês que vem. “Em novembro, com o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, o mercado deve reagir. Até porque as associadas à Abeifa mostrarão muitas novidades. Aliado a  isso, os dias que antecedem o final do ano são mais propícios para a compra e venda de automóveis zero quilômetro”, justifica.

→Mercado de veículos importados reage abaixo do esperado pela Anfavea

Os emplacamentos das importadoras associadas à Abeifa representaram 1,42% do mercado interno de automóveis e comerciais leves em setembro. Ao longo dos primeiros nove meses de 2018, as cinco marcas que mais venderam foram: Kia Motors (8.908 unidades / +43,4%), Volvo (4.536 / +82%), Jac Motors (3.106 / +22,9%), BMW (2.074 / +33,9%) e Suzuki (1.900 / +0,1%).


 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás