Disputa entre a quarta e a sétima posição segue bastante acirrada, com os índices de participação das marcas variando de 8,1% a 9,2% no mês
Enquanto General Motors, Volkswagen e Fiat consolidam posição como as três marcas mais vendidas do mercado brasileiro de veículos, a disputa entre a quarta e a sétima posição segue bastante acirrada. Em setembro a Renault superou a Ford, passando a ocupar o quarto lugar, por conta de apenas 123 unidades de diferença – 18.878 contra 18.755. As marcas tiveram participação no mês de, respectivamente, 9,22% e 9,16%.
Na sequência vêm a Hyundai, com fatia de 8,15% e 16.688 emplacamentos em setembro, e a Toyota, com 8,12% do mercado e 16.623 152,40, segundo dados divulgados na terça-feira, 2, pela Fenabrave.
Considerando-se o acumulado dos primeiros nove meses do ano, a Ford é a quarta, com participação de 9,4% e venda total de 167 mil veículos, e a Renault e Hyundai estão praticamente empatadas na quinta colocação, ambas com penetração de 8,56%. A marca francesa vendeu 152.400 automóveis e comerciais leves enquanto a Hyundai comercializou exatos 152.308.
LEIA MAIS
→Em setembro, a maior venda diária de veículos no ano
→Fiat passa a Volkswagen em agosto
→Fenabrave refaz projeção pela terceira vez no ano
É uma diferença tão insignificante que mesmo faltando três meses para o ano acabar é impossível cravar como ficará o ranking de 2018, principalmente da quinta à sétima posição. Já entre os três primeiros na lista das dez marcas mais vendidas no País a situação parce mais definida.
A GM lidera com 17,8% de participação e venda total de 303,3 mil veículos, a Volkswagen é a vice com, respectivamente, 15,5% e 263,8 mil unidades, e a Fiat acumula 236,7 mil unidades negociadas e fatia de 13,5%. As três marcas que completam esse ranking são a Honda, Jeep e Nissan, que no período de janeiro a setembro têm participações de, respectivamente, 5,4%, 4,4% e 4%.
Modelos – No que diz respeito ao ranking por modelos, o Chevrolet Onix segue firme no primeiro lugar, com 17,9 mil emplacamentos. Em setembro o Ford Ka vendeu mais do que o Hyundai HB20 – respectivamente 8,7 mil e 8,6 mil unidades -, mas no acumulado do ano o hatch da marca coreana é o vice-líder, com 78,7 mil emplacamentos.
O Onix totalizou 146,2 mil emplacamentos e o Ka, na terceira posiação, teve 75,6 mil unidades negociadas de janeiro a setembro. O quarto e quinto colocados no período, com pequena margem de diferença, são o VW Gol (52,5 mil unidades) e Chevrolet Prisma (51,8 mil).
O Renault Kwid aparece na sétima colocação (46.639 unidades), seguido do Argo – o automóvel mais vendido pela Fiat no País atualmente – com 46 .019 emplacamentos. Completam a lista dos dez mais o Jeep Compass (44,4 mil unidades) e o Toyota Corolla (42,9 mil).
Foto: Divulgação/Renault
Empresa também está criando empresa dedicada para o segmento
Operação começa com sensor de NOx para pesados
Empresa muda embalagens para dificultar essa prática e quer crescer 10% este ano no mercado…
Mercado mundial de elétricos, mesmo na China, passa por momentos de incertezas
Anderson Pontalti mostra os avanços da empresa nos últimos dez anos, com operações internacionais triplicadas
No Brasil, empresa quer crescer 300% no segmento de reposição