Disputa entre a quarta e a sétima posição segue bastante acirrada, com os índices de participação das marcas variando de 8,1% a 9,2% no mês
Enquanto General Motors, Volkswagen e Fiat consolidam posição como as três marcas mais vendidas do mercado brasileiro de veículos, a disputa entre a quarta e a sétima posição segue bastante acirrada. Em setembro a Renault superou a Ford, passando a ocupar o quarto lugar, por conta de apenas 123 unidades de diferença – 18.878 contra 18.755. As marcas tiveram participação no mês de, respectivamente, 9,22% e 9,16%.
Na sequência vêm a Hyundai, com fatia de 8,15% e 16.688 emplacamentos em setembro, e a Toyota, com 8,12% do mercado e 16.623 152,40, segundo dados divulgados na terça-feira, 2, pela Fenabrave.
Considerando-se o acumulado dos primeiros nove meses do ano, a Ford é a quarta, com participação de 9,4% e venda total de 167 mil veículos, e a Renault e Hyundai estão praticamente empatadas na quinta colocação, ambas com penetração de 8,56%. A marca francesa vendeu 152.400 automóveis e comerciais leves enquanto a Hyundai comercializou exatos 152.308.
LEIA MAIS
→Em setembro, a maior venda diária de veículos no ano
→Fiat passa a Volkswagen em agosto
→Fenabrave refaz projeção pela terceira vez no ano
É uma diferença tão insignificante que mesmo faltando três meses para o ano acabar é impossível cravar como ficará o ranking de 2018, principalmente da quinta à sétima posição. Já entre os três primeiros na lista das dez marcas mais vendidas no País a situação parce mais definida.
A GM lidera com 17,8% de participação e venda total de 303,3 mil veículos, a Volkswagen é a vice com, respectivamente, 15,5% e 263,8 mil unidades, e a Fiat acumula 236,7 mil unidades negociadas e fatia de 13,5%. As três marcas que completam esse ranking são a Honda, Jeep e Nissan, que no período de janeiro a setembro têm participações de, respectivamente, 5,4%, 4,4% e 4%.
Modelos – No que diz respeito ao ranking por modelos, o Chevrolet Onix segue firme no primeiro lugar, com 17,9 mil emplacamentos. Em setembro o Ford Ka vendeu mais do que o Hyundai HB20 – respectivamente 8,7 mil e 8,6 mil unidades -, mas no acumulado do ano o hatch da marca coreana é o vice-líder, com 78,7 mil emplacamentos.
O Onix totalizou 146,2 mil emplacamentos e o Ka, na terceira posiação, teve 75,6 mil unidades negociadas de janeiro a setembro. O quarto e quinto colocados no período, com pequena margem de diferença, são o VW Gol (52,5 mil unidades) e Chevrolet Prisma (51,8 mil).
O Renault Kwid aparece na sétima colocação (46.639 unidades), seguido do Argo – o automóvel mais vendido pela Fiat no País atualmente – com 46 .019 emplacamentos. Completam a lista dos dez mais o Jeep Compass (44,4 mil unidades) e o Toyota Corolla (42,9 mil).
Foto: Divulgação/Renault
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.