Miniônibus tem powertrain da BYD e autonomia de 250 quilômetros
Já circula pelas ruas de Curitiba (PR) o Volare Access-e, miniônibus 100% elétrico e resultado da parceria da Volare, unidade de negócios da Marcopolo, e da montadora chinesa BYD. É o primeiro veículo de transporte coletivo desenvolvido no Brasil nesta configuração: com piso baixo, motor traseiro e suspensão pneumática.
O Volare Access-e, em período de testes, rodará cerca de 160 quilômetros por dia em linha circular pela região central da capital paranaense. Com 9.150 mm de comprimento, 3.380 mm de altura e 2.430 mm de largura, o miniônibus pode tranportar até 37 passageiros, 22 deles sentados.
O powertrain desenvolvido pela BYD conta com dois motores de 90 kW de potência e 450 Nm de torque máximo. As baterias têm autonomia para 250 quilômetros e podem operar de 1h30 até 3 horas. Para maior eficiência do conjunto, o veículo dispõe de sistema de regeneração da energia de frenagem.
Caso o Volare Acess-e seja aprovado na avaliação, a prefeitura de Curitiba pretende comprar quatro unidades para uma mesma linha exclusiva de ônibus ambientalmente limpos.
Foto: Divulgação/Volare
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.