Tecnologia

Ford utilizará grafeno em seus carros

Nanomaterial é duzentas vezes mais forte que o aço e chegará no Mustang

A busca por maior eficiência energética em seus produtos incentiva a Ford a dar um importante passo: a montadora estadunidense será a primeira a ter um carro com componentes confeccionados com grafeno. A honra histórica caberá, em princípio, a dois ícones da marca: o esportivo Mustang e a F-150, um dos veículos mais vendidos nos Estados Unidos.

O grafeno, um nanomaterial, é muito leve e duzentas vezes mais forte do que o aço. Caracteriza-se também por ser extremamente fino, flexível, excelente condutor e também um ótimo isolante acústico. Já está presente, por exemplo, nos telefones celulares e equipamentos esportivos.

Já é conhecido como “material milagroso” por conta dessas muitas características positivas. Sua presença em grande proporção nos produtos, porém, esbarra ainda no custo elevado. Exatamento por isso a Ford estabeleceu parceria com a Eagle Industries e a XG Sciences para utilizá-lo ainda que em pequenas quantidades.

Segundo a montadora, ele será aplicado incialmente na cobertura de linhas de combustível, bombas e motores, como “isolante acústico superpotente”.  A ideia neste caso é, sobretudo, reduzir o índice de ruídos dentro da cabine dos veículos. “Uma pequena quantidade de grafeno tem um efeito significativo na qualidade de absorção sonora”, diz John Bull, presidente da Eagle Industries.

LEIA MAIS

→LogiGO lança a tecnologia Disruptive

→Continental busca parceiros para antecipar tecnologias

“A inovação aqui não está no material, mas na forma como ele é usado”, acrescenta Debbie Mielewski, líder técnica de sustentabilidade e novos materiais da Ford.

Há cerca de quatro anos a empresa vem estudando a utilização do material e desenvolvendo parcerias com fornecedores nesse sentido. “Com uma quantidade muito pequena, de menos de 0,5%, conseguimos obter melhorias significativas em durabilidade, isolamento acústico e redução de peso”, diz a técnica da Ford.

Em testes, a espuma misturada com grafeno reduziu em  17% o nível de ruído, melhorou 20%  propriedades mecânicas e 30% a resistência ao calor comparado ao material sem o nanomaterial.


Fotos: Divulgação/Ford

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás

Ford amplia produção da Ranger para 70 mil unidades em 2025

Diante do sucesso do modelo no Brasil e outros mercados, oferta da fábrica de Pacheco…

% dias atrás

Compacto da Fiat atinge produção de 600 mil unidades

Produzido em Betim há oito anos, Mobi já vendeu meio milhão de unidades no Brasil

% dias atrás