Compass, HR-V, Creta, Kicks e Renegade vendem o mesmo que os outros 75 modelos
O crescimento do segmento de utilitários esportivos tem animado montadoras e importadoras com lançamentos contínuos: carros novos, alterações de configurações, adaptações, reposicionamento de preços e até mudança de categoria. Veículos que nasceram crossover e agora se renderam ao SUV. Nem a Rolls Royce passou imune à moda e apresentará o seu utilitário esportivo Cullinan no Salão do Automóvel, um carro de mais de R$ 3 milhões.
Tudo para aproveitar a onda, ou, mais exatamente, a tendência que se solidifica no Brasil e no mundo em relação a esse tipo de carro. Alguns dirigentes da indústria chegam a considerar que o SUV deixou de ser uma categoria para se transformar em sinônimo de automóvel.
A quantidade de utilitários esportivos no mercado é tão grande que é precioso fazer uma reclassificação por categoria, de tamanho e preço. Para efeito da Certificação Maior Valor de Revenda eles foram divididos em quatro categorias: entrada, compacto, médio e grande.
No total, são nada menos do que 80 concorrentes, que formam a maior categoria do mercado brasileiro e a segunda em volume de vendas, perdendo apenas para os hatchs pequenos — de janeiro a setembro foram licenciados 365,6 mil SUVs.
Mas o curioso é que apenas os cinco modelos mais vendidos são responsáveis por metade de todos os licenciamentos. O SUV mais vendido no Brasil, o Compass, tem 12,13% do mercado, com 44,3 mil unidades de janeiro a setembro. Do segundo ao quinto lugar, Honda HR-V, Hyundai Creta, Nissan Kicks e Jeep Renegade têm pouco mais de 30 mil unidades e aproximadamente 9% de participação cada um.
Segundo colocado, o modelo da Honda vendeu 35, 6 mil unidades nos nove primeiros meses do ano e ficou com 7,73%; em seguida aparece o Creta, com 33, 9 mil e 9,26%, depois o Kicks (33, 8 mil e 9,24%) e o Renegade (33,3 mil e 9,11%). Juntos, os cinco somam 180,9 mil unidades, 49,47% de participação.
Os outros 75 SUVs do mercado venderam juntos 184, 7 mil unidades. Ford Ecosport, Chevrolet Tracker, Renault Captur, Renault Duster e Honda WR-V aparecem em seguida, completando a lista dos dez SUV mais vendidos no ano.
Class. | Marca e modelo | Unidades |
1º | JEEP COMPASS | 44.364 |
2º | HONDA HR-V | 35.586 |
3º | HYUNDAI CRETA | 33.865 |
4º | NISSAN KICKS | 33.787 |
5º | JEEP RENEGADE | 33.319 |
6º | FORD ECOSPORT | 25.017 |
7º | GM TRACKER | 19.906 |
8º | RENAULT CAPTUR | 17.350 |
9º | RENAULT DUSTER | 15.440 |
10º | HONDA WR-V | 11.376 |
Cullinan
Foto: AutoIndústria
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País