Colunistas

Cinco modelos têm metade do mercado de SUVs

Compass, HR-V, Creta, Kicks e Renegade vendem o mesmo que os outros 75 modelos

O crescimento do segmento de utilitários esportivos tem animado montadoras e importadoras com lançamentos contínuos: carros novos, alterações de configurações, adaptações, reposicionamento de preços e até mudança de categoria. Veículos que nasceram crossover e agora se renderam ao SUV. Nem a Rolls Royce passou imune à moda e apresentará o seu utilitário esportivo Cullinan no Salão do Automóvel, um carro de mais de R$ 3 milhões.

Tudo para aproveitar a onda, ou, mais exatamente, a tendência que se solidifica no Brasil e no mundo em relação a esse tipo de carro. Alguns dirigentes da indústria chegam a considerar que o SUV deixou de ser uma categoria para se transformar em sinônimo de automóvel.

A quantidade de utilitários esportivos no mercado é tão grande que é precioso fazer uma reclassificação por categoria, de tamanho e preço. Para efeito da Certificação Maior Valor de Revenda eles foram divididos em quatro categorias: entrada, compacto, médio e grande.

No total, são nada menos do que 80 concorrentes, que formam a maior categoria do mercado brasileiro e a segunda em volume de vendas, perdendo apenas para os hatchs pequenos — de janeiro a setembro foram licenciados 365,6 mil SUVs.

Mas o curioso é que apenas os cinco modelos mais vendidos são responsáveis por metade de todos os licenciamentos. O SUV mais vendido no Brasil, o Compass, tem 12,13% do mercado, com 44,3 mil unidades de janeiro a setembro. Do segundo ao quinto lugar, Honda HR-V, Hyundai Creta, Nissan Kicks e Jeep Renegade têm pouco mais de 30 mil unidades e aproximadamente 9% de participação cada um.

Segundo colocado, o modelo da Honda vendeu 35, 6 mil unidades nos nove primeiros meses do ano e ficou com 7,73%; em seguida aparece o Creta, com 33, 9 mil e 9,26%, depois o Kicks (33, 8 mil e 9,24%) e o Renegade (33,3 mil e  9,11%). Juntos, os cinco somam 180,9 mil unidades,  49,47% de participação.

Os outros 75 SUVs do mercado venderam juntos 184, 7 mil unidades. Ford Ecosport,  Chevrolet Tracker, Renault Captur, Renault Duster e Honda WR-V aparecem em seguida, completando a lista dos dez SUV mais vendidos no ano.

 

Os dez SUVs mais vendidos

(jan/ set 2018)

 

Class. Marca  e modelo Unidades
 JEEP COMPASS 44.364
 HONDA HR-V 35.586
 HYUNDAI CRETA 33.865
 NISSAN KICKS 33.787
 JEEP RENEGADE 33.319
 FORD ECOSPORT 25.017
 GM TRACKER 19.906
 RENAULT CAPTUR 17.350
 RENAULT DUSTER 15.440
10º  HONDA WR-V 11.376

Cullinan

 

* Joel Leite é jornalista, palestrante e criador da Agência AutoInforme, agência especializada no setor automotivo

Foto: AutoIndústria

 

Compartilhar
Publicado por
Joel Leite

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás