Empresa

Consórcio Volvo: a força de 5%.

Modalidade da montadora completa 25 anos com entregas de crédito acumuladas de R$ 5 bilhões

Ao completar 25 anos desde que foi criado no País, em 1993, a VFS, Volvo Financial Services, braço financeiro do Grupo Volvo, é responsável por 40% das vendas da marca, ou seja, de cada dez produtos entregues, quatro deles são originados por negociações com o banco da fabricante. O consórcio, modalidade nascida junto com a unidade de negócios, já responde por 5%. E em crescimento.

Ruy Meirelles, presidente da VFS Brasil, não quantifica a expansão, mas já vê “clientes fazendo compras de cotas simultâneas, de caminhões e de veículos da linha amarela (máquinas rodoviárias), por exemplo, especialmente no agronegócio”.

De acordo com a montadora de Curitiba (PR), ao longo dos 25 anos de oferta do sistema de consórcio, a empresa acumula 51 mil contas vendidas, 23 mil contemplações e R$ 5 bilhões em cartas de crédito pagas. “Nos últimos três anos a média é de R$ 900 milhões ao ano em novas vendas de crédito. Atualmente, temos 10 mil cotas ativas”, contabiliza Valter Viapiana, diretor comercial de financiamentos e consórcio da VFS. “Da carteira de consórcio da Volvo, 40% se transforma em caminhão, seja ele seminovo ou 0 km. O usado, aliás, pode servir como lance para adquirir um novo.”

LEIA MAIS

→Consórcio de veículos segue em expansão

→Negócios acelerados no consórcio de pesados

Como a Volvo, a Abac, Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio, identifica crescente demanda por novas cotas no segmento de veículos pesados, o que inclui caminhões, ônibus, tratores, implementos agrícolas e rodoviários. De janeiro a agosto, foram apuradas 43,1 mil cotas negociadas, alta 22,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando forma computadas 35,1 mil cotas vendidas.

Nos mesmo oito primeiros meses do ano, o volume de crédito pago ao segmento de pesados cresceu 12,5%, de R$ 2,7 bilhões, em 2017, para R$ 3,14 bilhões, em 2018.

App – Para comemorar os 25 anos de Consórcio Volvo, a VFS lançou aplicativo para celulares e tablets a fim de facilitar a vida do seu consorciado. Por meio ele, o cliente pode gerar boletos, visualizar extratos com todas informações da conta, como movimentações, parcelas pagas, saldo devedor, datas e valor do crédito, assistir às assembleias ao vivo e até mesmo a possibilidade de fazer lances.


Foto: Volvo/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás