Empresa

FCA vende a Magneti Marelli para a Calsonic Kansei

Negócio de € 6,2 bilhões cria a sétima maior fornecedora global do setor

A centenária Magneti Marelli não pertence mais à FCA, Fiat Chrysler Automobiles.  A fornecedora automotiva de sistemas e autopeças foi oficialmente negociada nesta segunda-feria, 22, com a japonesa Calsonic Kansei, empresa que pertenceu à Nissan e é controlada desde 2016 pelo KKR, fundo de investimento norte-americano. A transação é estimada em € 6,2 bilhões.

A venda da Magneti Marelli, que estava no grupo Fiat há décadas, foi capitaneada por Mike Manley, CEO da FCA que assumiu em meados deste ano, após a morte de Sergio Marchionne.

A Magneti Marelli CK Holdings, como passa a ser chamada a nova empresa, será a sétima maior fornecedora de autopeças e sistemas independente do mundo — uma seleta lista que tem, dentre as líderes, por exemplo, empresas como Bosch, ZF-TRW e Continental.  O faturamento anual estimado é da ordem de € 15,2 bilhões.

“Essa combinação com a Calsonic Kansei surgiu como uma oportunidade ideal para acelerar o crescimento futuro da Magneti Marelli”, disse  Manley em nota oficial. Analistas de mercado entendem que o valor da transação foi uma vitória do novo CEO da FCA, tanto que as ações da montadora valorizaram imediatamente 5%, como relata a agência de notícias Reuters.

LEIA MAIS

→No Brasil, novo centro de competência global da ZF

→Bosch e Daimler escolhem Califórnia para testes de veículos autônomos em cidades

→FCA perto de negociar a Magneti Marelli com grupo japonês

Embora tenha aberto integralmente mão da sistemista— especulava-se a preservação de uma ou outra divisão — , a FCA assegura que entrará em acordo com a nova empresa para garantir suprimentos a suas fábricas e manter operações e equipes na Itália por vários anos. A Magneti Marelli CK tem cerca de duzentas unidades produtivas e centros de pesquisa na Europa, Japão, Américas e Ásia-Pacífico.

“Juntos, nos beneficiaremos de  linhas de produtos complementares, enquanto nossos respectivos clientes se beneficiarão de um maior investimento em pessoas, processos e novos produtos inovadores”, afirmou Beda Bolzenius, CEO da Calsonic Kansei e que comandará a nova empresa global.


 

 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás

Ford amplia produção da Ranger para 70 mil unidades em 2025

Diante do sucesso do modelo no Brasil e outros mercados, oferta da fábrica de Pacheco…

% dias atrás

Compacto da Fiat atinge produção de 600 mil unidades

Produzido em Betim há oito anos, Mobi já vendeu meio milhão de unidades no Brasil

% dias atrás

Brasil: primeiro tímido passo rumo a ainda distante era do hidrogênio.

A Universidade Federal de Itajubá inaugurou Centro de Hidrogênio Verde. Todas são inciativas válidas.

% dias atrás