Máquinas

Tratores de rodas têm recuperação até no segmento mais alto

Modelos acima de 130 cv representam 20% das vendas

A indústria de máquinas agrícolas e rodoviárias acumula alta nas vendas internas de 7,7% no acumulado até setembro, com pouco mais de 3,5 mil unidades negociadas. O segmento de tratores de rodas têm peso fundamental nesse desempenho.

Com aplicações sobretudo no campo, os tratores de rodas respondem por quase 80% das vendas de máquinas no Brasil. Nos primeiros nove meses do ano, foram negociadas  mais de 28,8 mil unidades, crescimento de 4,2% sobre igual período do ano passado.

A Anfavea estima um último trimestre de bom desempenho de vendas no mercado interno de máquinas agrícolas e rodoviárias.

Tanto que a entidade que congrega os fabricantes reviu para cima suas projeções: do crescimento de 7% projetado inicialmente sobre as 42,4 mil unidades registradas no ano passado, agora acredita em avanço de 11%, para cerca de 47 mil.

Algumas empresas têm aproveitado esse bom momento para ampliar suas vendas, mesmo em segmentos mais elevados, de menor participação no conjunto do mercado. E até com produtos importados.

É caso da Case IH,  que acaba de vender doze unidades de seu trator Steiger à Amaggi. O modelo tem nada menos do que 620 cavalos de potência e terá aplicação na produção de soja, milho e algodão em grande escala no Mato Grosso.

LEIA MAIS

→CNH Industrial abriga celeiro de inovações

→ Mercado de máquinas agrícolas acelera na reta final do ano

O cliente, um dos maiores produtores agrícolas no País, já dispunha de quatro unidades do Steiger, mas com motor menos potente, de 550 cavalos. Modelos acima dos 130 cavalos representaram não mais do que 20% do total de tratores de rodas vendidos no acumulado até setembro.

A linha Steiger tem tratores a partir de 370 cavalos e se enquadra na categoria de financiamento do Finame. “O Brasil tem áreas imensas e, por isso, usa equipamentos de porte maior. Nessa tendência de mercado, a Case IH está à frente da concorrência com tratores de grande porte”, diz Silvio Campos, diretor de marketing de produto da Case IH.


Foto: Divulgação/Case IH

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás