Com a General Motors firme na liderança, seguida da Volkswagen e Fiat, mantém-se acirrada a disputa entre as marcas que ocupam do quarto ao sétimo lugar no ranking das mais vendidas no mercado brasileiro. Pelo resultado do acumulado dos primeiros dez meses do ano a Ford caminha para consolidar o quarto lugar, mas a diferença entre Renault e Hyundai é relativamente pequena, impedindo cravar qual será o resultado final de 2018.
A Renault teve excelente desempenho em outubro, quando vendeu exatas 21.706, volume bem próximo ao da Ford, que teve 21.764 emplacamentos. No acumulado do ano a marca francesa licenciou 174.011 mil veículos, respondendo por 8,6% do mercado, conforme dados divulgados pela Fenabrave na quinta-feira, 1.
A Hyundai, que ficou em sétimo lugar em outubro, com 19,7 mil licenciamentos, encerrou os dez primeiro meses do ano na sexta colocação, com 171.268 unidades comercializadas e participação de 8,46%, ou seja, apenas 0,14 ponto porcentual abaixo da Renault. Um diferença ínfima que impede no momento definir qual será a quinta marca mais vendida no País.
Pode-se até dizer que a Toyota, com 162,7 mil licenciamentos no ano e 8% de participação, também está nessa briga pela quinta colocação. Mas enquanto a diferença em volume entre Renault e Hyundai é de apenas 2.743 unidades, a da marca japonesa para a francesa chega a 11,3 mil veículos. Como a Toyota vendeu em outubro 19,7 mil unidades, fica claro ser uma diferença mais difícil de ser anulada em apenas dois meses.
Com relação às três primeiras colocadas no top 10 do setor, a GM confirma o primeiro lugar no acumulado do ano com 347,5 mil licenciamentos e 17,2% do mercado, enquanto a Volkswagen mantém-se na vice-liderança, com 301,3 mil unidades e fatia de 14,9%. Na sequência vêm Fiat (271 mil emplacamentos e 13,4% de participação) e Ford (respectivamente, 188,7 mil e 9,3%, que devem encerrar o ano no terceiro e quarto lugar, respectivamente.
No ranking por modelo, o Onix também segue firma na liderança com 22,3 mil emplacamentos em outubro e 168,5 mil no ano. O Ford Ka foi o segundo colocado no mês, com 10,5 mil licenciamentos, mas é o terceiro no ano, com 85,9 mil unidades comercializadas. De janeiro a outubro o Hyundai HB20 ocupa a vice-liderança, com 88,1 mil unidades. A Renault, por sua vez, tem o Kwid como o 10º modelo mais vendido em outubro (5.940 unidades) e o 8º no acumulado do ano (52,6 mil).
- 2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil” - 19 de dezembro de 2024
- 2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro - 19 de dezembro de 2024
- Importações de autopeças avançam 11%, exportações recuam 14% - 18 de dezembro de 2024