A fabricante de aço SSAB vem conquistando novos negócios junto ao setor de implementos rodoviários, que tem procurado materiais mais leves e resistentes a fim de ampliar volume de carga transportada, reduzir consumo e gastos com manutenção.
Dentre os seus mais recentes negócios, a SSAB destaca o fornecimento do aço estrutural de alta resistência Strenx 700 para a fabricante de implementos rodoviários Pastre, que o utilizou, de forma inédita, na produção de uma carreta porta-container.
“O setor de implementos é de grande importância para nós”, comenta Danilo Souza, gerente de vendas da SSAB Brasil. “O segmento de transporte tem interesse em reduzir peso, para ampliar capacidade de carga, e custos operacionais para rentabilizar a operação”.
A carreta-container feita com o Strenx ficou 600 kg ou 10% mais leve do que a fabricada com aço convencional, conforme revela Lauro Pastre Jr., diretor-industrial da empresa. “Isso gerou uma economia de 84 litros de óleo diesel a cada dez viagens por mês, além da redução da emissão de gás carbônico na atmosfera.
O porta-container foi adquirido pela 4N Transportes, que já mostrou interesse em ter mais um equipamento com o mesmo aço. Segundo Nadir Ângelo Bertol, fundador e diretor da empresa, a redução no consumo de combustível gerou uma economia de R$ 270,00 por mês, pouco mais de R$ 3.000 por ano.
“A redução do peso também reflete no consumo de lonas e pastilhas de freio. Com isso, conseguirmos rentabilizar melhor o frete”, comenta.
No negócio feito com a Pastre, a principal novidade, segundo o gerente da SSAB, foi a diversificação do uso do Strenx, visto que ele nunca tinha sido utilizado em uma carreta porta-container. “Isso demonstra seu grande potencial no segmento de transporte”.
A SSAB, que tem sede na Suécia e investe continuamente no desenvolvimento e aprimoramento de novos materiais, tem negócios significativos também junto à indústria de construção e elevação de cargas, mineração e equipamentos agrícolas e florestais, além do setor de transporte em geral. Segundo Danilo Souza, a empresa fornece também para os fabricantes de automóveis e comerciais leves.
“Esse segmento, assim como o de implementos, também busca continuamente a redução de peso, além de ganhos em segurança. O aço de alta resistência tem sido cada vez mais utilizado, por ter entre suas propriedades a absorção de impacto”.
Foto: Divulgação/SSAB
- 2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil” - 19 de dezembro de 2024
- 2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro - 19 de dezembro de 2024
- Importações de autopeças avançam 11%, exportações recuam 14% - 18 de dezembro de 2024