Lote para renovação da frota do sistema Transmilênio irá dobrar a produção de chassis na fábrica de Curitiba
A Volvo venceu licitação para fornecimento do maior lote de ônibus que renovará a frota do sistema BRT Transmilênio, de Bogotá, na Colômbia. São 402 unidades biarticuladas e outras 298 articuladas, com entregas estimadas para os próximos dois anos. Pelas contas da Volvo, trata-se do seu maior negócio da década.
O volume que agora entra na programação da fábrica de Curitiba (PR) irá dobrar a produção diária de chassi. “Toda a nossa força produtiva será organizada para atender a esse pedido dentro do prazo e com a qualidade esperada, sem prejuízo à produção regular de ônibus para todos os demais clientes”, diz em nota Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.
A Volvo tem forte presença no sistema de corredores de ônibus da capital colombiana, com 60% de participação nos modelos articulados e biarticulados. Considerado uma referência em sistema de transporte público sobre rodas no mundo, o Transmilênio transporta atualmente por volta de 2,5 milhões de passageiros/dia. De acordo com Silvia Gerber, diretora geral da Volvo Buses Colômbia, os novos veículos, maiores, mais modelos e seguros, proporcionarão um aumento na capacidade do sistema em 25%.
Os novos ônibus ainda promoverão benefícios ambientais ao substituir na frota centenas de modelos com padrão Euro II. Segundo a fabricante, os chassis que começarão a ser entregues no ano que vem receberão inédito sistema de filtro de materiais particulados. “Comparando com os ônibus atuais da cidade, a redução chega a 96% em materiais particulados. É a primeira vez na América Latina que haverá veículos equipados de fábrica com esta tecnologia. O ganho ambiental para a população será enorme, já que o filtro tem altíssima eficiência”, afirma Fábio Lorençon, diretor comercial da Volvo Buses na Colômbia.
As carrocerias dos novos veículos de Bogotá serão fornecidas pela encarroçadora colombiana Superpolo.
LEIA MAIS
→Volvo entrega 110 ônibus para a Viação Santa Brígida
→Volvo amplia a segurança com a conectividade
Foto: Volvo Buses/Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.