O presidente da Honda América do Sul, Issao Mizoguchi, confirmou para janeiro o início das operações da fábrica de Itirapina, no interior paulista, a princípio com o modelo Fit. Concluída em 2016, essa nova unidade industrial da fabricante japonesa ficou desativada por mais de dois anos à espera de recuperação do mercado brasileiro.
A ideia é transferir toda a produção atual da fábrica de Sumaré, também no interior paulista, para Itirapina. “A transferência será gradativa e o processo todo levará dois anos. Vamos começar em Itirapina com apenas um produto, o Fit, e em um único turno”, comentou Mizoguchi na terça-feira, 6, durante a apresentação dos novos produtos da marca no Salão do Automóvel de São Paulo, que estará aberto ao público entre os dias 8 e 18 de novembro.
A empresa manterá em Sumaré a produção de motores e outros componentes, incluindo a área de estamparia. As duas fábricas têm idêntica capacidade, de 120 mil unidades/ano em dois turnos, envolvendo hoje os modelos Fit, Civic, City, HR-V e WR-V. O presidente da Honda diz que por enquanto não há planos para investimento em aumento de produção.
LEIA MAIS
→Itirapina concentrará produção de automóveis Honda
“Nós encerraremos este ano com 134,1 mil veículos comercializados (volume envolve também carros importados), o que representará alta de 2% sobre 2017. Para o próximo ano a previsão é de um crescimento nessa mesma faixa, o que significa que por enquanto não precisamos ampliar capacidade”, destacou Mizoguchi.
Segundo o executivo, a marca opera em segmentos que não foram muito afetados pela crise do mercado brasileiro, que teve seu auge entre 2014 e 2016, razão de suas vendas terem ficado praticamente estáveis no período. “Itirapina tem espaço para ampliações e também podemos volta a utilizar Sorocaba caso o mercado reaja com mais força no futuro. Por enquanto não temos planos nesse sentido”.
O Fit 2019, que passa a ser produzido em Itirapina, é um dos modelos da marca em exposição no Salão do Automóvel. Segundo a montadora, o modelo chega ao mercado com mais equipamentos em todas as versões e com uma opção de cor inédita na Honda, o Vermelho Vênus Metálico. Externamente, o Fit 2019 passa a adotar, em todas as versões, luzes de rodagem diurna em LED, sendo posicionadas no para-choque nas versões DX, Personal, LX e EX, e nas extremidades dos faróis na versão EXL, que possui o conjunto óptico em LED.
Foto: Divulgação/Honda
- 2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil” - 19 de dezembro de 2024
- 2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro - 19 de dezembro de 2024
- Importações de autopeças avançam 11%, exportações recuam 14% - 18 de dezembro de 2024
Antes de lançar novos carros deveriam se preocupar com a FERRUGEM crônica dos veículos da HONDA, pesquise você mesmo no google: HONDA FERRUGENS e vai ver o que estou passando.