Indústria

Senado e Câmara aprovam o Rota 2030

Texto depende agora apenas da sanção presidencial

Demorou bem mais do que  o setor desejava, mas finalmente nesta quarta-feira, 7,  a Câmara dos Deputados votou e aprovou a Medida Provisória 843/18 que estabelece o Rota 2030, programa federal de incentivo e metas para a indústria automobilística.

Se demorou para chegar à Câmara, no Senado precisou apenas de poucas horas. Na manhã desta quinta-feira, 8, foi aprovado, em votação simbólica, em pouco mais de 20 minutos. O texto agora só depende  da sanção presidencial. O Congresso tinha até no máximo o próximo dia 16 para aprovar a MP, prazo-limite para que não caducasse.

LEIA MAIS

→Rota 2030 é o setor automotivo na direção certaO d

→Anfavea comemora aprovação do Rota 2030 na comissão mista

Com a aprovação no Senado pela manhã, o presidente da República aproveitou sua presença na abertura do Salão do Automóvel de São Paulo, também na quinta-feira, 8, no São Paulo Expo, para assinar o decreto que regulamenta o Rota 2030. “Ainda falta promulgar a lei”, comentou o presidente da Anfavea, Antonio Megale, admitindo, no entanto, que era um alívio para o setor ver a aprovação da MP na Câmara e no Senado.

Megale voltou a destacar a importância da previsibilidade que o programa garante para o setor, assim como a dos incentivos à P&D, pesquisa e desenvolvimento, que abrangerá tanto as montadoras como seus fornecedores. “Desta vez temos uma programa que contempla o setor como um todo e isso é de fundamental importância para a continuidade dos investimento em inovação”.

Foram meses e meses de discussões e de muitas reuniões com os ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento e entre o próprio setor, que manifestou diversas divergências internas. Após a aprovação do texto-base, a Câmara votou nove destaques, três deles foram rejeitados, como a extensão do regime especial automotivo do Centro-Oeste até 2025, prazo adotado para o Nordeste, onde estão FCA e Ford.

 Foto: Divulgação
Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás