Estudo da AutoInforme em parceria com a Textofinal indica desvalorização em um ano de apenas 7,3%
O Jeep Compass foi o grande vencedor da 5ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos, da Agência AutoInforme em parceria com a Textofinal de Comunicação, que este ano contou com dezoito categorias e o campeão geral. O SUV produzido em Goaiana, PE, teve depreciação de apenas 7,3% em um ano, o menor índice entre 110 modelos pesquisados.
O estudo, feito com base na cotação da Molicar, contempla o preço de mercado dos carros zero-quilômetro mais vendidos em agosto de 2017 e o seu valor de revenda doze meses depois. Em relação à edição anterior, o Selo Maior Valor de Revenda – Autos ganhou melhor distribuição de categorias. Agora são dezoito contra dezenove segmentos do ano passado, com a exclusão da categoria Crossover, já que as montadoras reclassificaram seus produtos como SUVs.
LEIA MAIS
→Compass 2019 tem pacote de auxílio à condução mais barato
→Chevrolet Onix quebra recordes e confirma a GM na liderança folgada
→Toyota: como obter bom valor de revenda.
Dezoito modelos foram contemplados este ano em suas respectivas categorias: Renault Kwid (Entrada – 8,4%), Chevrolet Onix (Hatch Compacto – 9,3%), VW Golf (Hatch Médio – 11,0%), Mini Cooper (Hatch Premium – 11,2%), Toyota Prius (Híbrido/Elétrico – 12,7%), Honda Fit (Minivan/Monovolume – 10,4%), VW Golf Variant (Perua – 12%), VW Saveiro (Picape Pequena – 10,1%), Fiat Toro (Picape Compacta – 11,6%), Toyota Hilux (Picape Média – 10,9%), Chevrolet Prisma (Sedã Entrada – 7,8%), Honda City (Sedã Compacto – 8,3%), Toyota Corolla (Sedã Médio – 10%), Ford Fusion (Sedã Grande – 14,5%), Hyundai Creta (SUV Entrada – 8,9%), Volvo XC60 (SUV Médio – 12,7%) e Toyota SW4 (SUV Grande – 11,1%), além do próprio Jeep Compass na categoria SUV Compacto, com 7,3% de depreciação.
Também foram analisados modelos das marcas Audi, Chery, Citroën, Ford, JAC, Jeep, Kia Motors, Lifan, Mini, Nissan, Peugeot, Renault, Subaru e Suzuki. Segundo Joel Leite, da Autoinforme, oito modelos vencedores desta edição melhoram suas posições em relação à quarta edição do estudo, com índices de depreciação menores. São eles o Golf, Golf Variant, Saveiro, Hilux, City, Compass, XC60 e SW4.
“Essa variação positiva mostra que seus fabricantes fizeram um bom trabalho no pós-vendas”, comenta Leite, destacando que a depreciação depende de vários fatores, entre os quais o tamanho do carro, a rede de revendedores, o cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, o segmento, a origem e também o fato de ter grande volume de venda, o que caracteriza a sua aceitação no mercado.
Depois de cinco edições, o Selo Maior Valor de Revenda – Autos revela também os modelos pentacampeões: Chevrolet Onix, Volkswagen Golf, Honda Fit, Toyota Hilux e Toyota Corolla.
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.