Empresa

Volkswagen investirá € 44 bilhões no mundo até 2023

Verba se destina a veículos elétricos, direção autônoma e novos serviços

O valor e o prazo impressionam: nesta sexta-feira, 16 de novembro, o Grupo Volkswagen anunciou que pretende investir, até 2023, nada menos do que € 44 bilhões em veículos elétricos, digitalização, direção autônoma e novos serviços de mobilidade.

“A Volkswagen deve se tornar mais eficiente, mais produtiva e mais lucrativa a fim de financiar os altos gastos no futuro e permanecer competitiva”, disse Herbert Diess, CEO em entrevista coletiva.

Apesar de revelar investimento dessa magnitude, o board da maior fabricante de veículos, até para encaminhar os novos projetos, pretende reduzir os custosd e produção em 6% de 120 em todo o mundo a partir de 2020 e aumentar a produtividade em 30%, fabricante mais veículos de suas várias marcas sobre as mesmas plataformas.

A ideia da empresa é produzir cerca de 15 milhões de veículos elétricos  sobre sua plataforma MEB EV nos próximos anos. Modelos Porsche e Audi elétricos já estarão à venda no ano que vem. Produtos mais acessíveis com a nova marca ID estrearão em 2020.

Diess assumiu o comando do maior fabricante mundial de veículos em abril e desde então encaminha medidas para aumentar a competitividade das empresas do grupo e prepará-las para a esperada transformação do perfil da produção global, dos serviços e para a incorporação de novas tecnologias.

LEIA MAIS

“2019 é o ano-chave para a Volkswagen do Brasil”, diz Pablo Di Si

→Parceria com Microsoft turbina a transformação digital da Volkswagen

A plataforma MEB EV também é alvo de estudos da parceira Ford. Diess, contudo, assegurou que qualquer acordo com a montadora estadunidense excluirá estratégia de negócios, marketing e preços. Negou enfaticamente também participações cruzadas ou fusão entre os dois conglomerados.

“Esse nunca foi o objetivo dessas conversas. A Ford continua sendo uma concorrente”, afirmou o executivo, que revelou a expectativa de fechar, até o encerramento do ano, o desenvolvimento e produção de veículos comerciais que devem resultar em uma nova geração da picape Volkswagen Amarok e de utilitários esportivos.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás