Blog da Redação

O Volvo sumiu!

É o jeito nada convencional de a marca sueca participar de um salão automotivo

A[/dropcap]s fotos acima não de uma loja de decoração ou mesmo de um lounge de um bar descolado. Acreditem: tratam-se da visão antecipada do estande da Volvo Cars no Salão de Los Angeles, Estados Unidos, que será realizado de 30 de novembro a 9 de dezembro.

Mas onde estão os luxuosos automóveis da marca sueca? Pois é, a grande atração do espaço é exatamente isso: não haverá nenhum, rigorosamente nenhum, veículo exposto ao longo dos dez dias da mostra.

A Volvo Cars diz que, em vez de automóveis, aproveitará o salão para”demonstrar sua visão, redefinindo o que um carro pode ser”. Justifica que “os veículos estão mudando, a indústria está mudando e a expectativa das pessoas que usam carros também está mudando”.

A empresa chega a fazer corajosa afirmação que desagradará os mais apaixonados por automóveis: “A forma como os consumidores experimentam uma marca de carro é hoje mais importante do que o cromo, o couro ou os cavalos de potência do motor”.

Será interessante acompanhar a reação dos visitantes — naturalmente fãs de motores e estilos — quando, no lugar de um reluzente e tecnológico utilitário esportivo XC 90 ou um arrojado carro-conceito, se depararem apenas com uma estrutura onde se lê: “Este não é um carro”.

“Ao nos convidarem para o Salão de Los Angeles os organizadores reconheceram o cenário disruptivo que afeta nossa indústria”, dissez Mårten Levenstam, responsável pela estratégia de produtos da montadora. “Queremos demonstrar que recebemos o memorando e começamos uma conversa sobre o futuro da mobilidade veicular. Então, em vez de trazer um carro-conceito, falamos sobre o conceito de um carro. Não vamos ganhar o prêmio Carro do Salão este ano, mas estamos confortáveis com isso.”

Ao longo da exibição o estande da Volvo será palco apenas de demonstrações interativas de serviços de conectividade, car sharing, de direção autônoma e serviço de assinatura de carros, o Care by Volvo.

A decisão de participar, ainda que dessa forma nada convecional, do evento em Los Angeles, chama a atenção também porque a Volvo já anunciou que não pretende se fazer presente nos muitos salões do gênero em todo o mundo, mesmo os mais importantes. Foi uma das marcas ausentes, por exemplo, do recém-encerrado Salão do Automóvel de São Paulo.

A fabricante prefere, na verdade, gastar sua verba com outras ações de marketing, dentre elas a Volvo Ocean Race, maior e mais sofisticada regata mundial.


Fotos: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás