Empresa

VW intensificará marketing e publicidade digitais

Empresa pretende aumentar eficiência da área no mundo em 30%

A Volkswagen está revendo sua estratégia e mecanismos de publicidade e marketing globalmente. A empresa anunciou que pretende melhorar sua eficiência nessas áreas em cerca de 30% até 2020, ainda que estime que o orçamento de aproximadamente € 1,5 bilhão permanecerá praticamente estável.

Chamam a atenção nas projeções da montadora sobretudo a elevação das midias digitais — dobrará com relação a 2015, passando de 25% para 50% em 2020 — e a proposta de ter abordagem dos clientes cada vez mais personalizada. Para isso, informa a Volkswagen, “o número de elementos de campanha, como filmes ou anúncios, aumentará cerca de cinco vezes”.

Se de um lado a ideia é diversificar a abordagem, de outro a Volkswagen concentrará suas ações globamente em três agências líderes, contra as atuais quarenta. O Grupo Omnicom será responsável pela Europa e América do Sul, a WPP pela América do Norte e a Cheil pela China.

Mais ainda: a partir do ano que vem, a empresa reunirá suas atividades de marketing apenas em quatro escritórios em Berlim, Nova York, São Paulo e Pequim. Cada um deles, afirma a empresa, reunirá terá de cem a duzentos profissionais que trabalharão em campanhas de forma integrada e multifuncional e desenvolverão o conteúdo da estratégia até a implementação e a distribuição.

LEIA MAIS

→Volkswagen investirá € 44 bilhões no mundo até 2023

→Grupo VW apura resultados recordes

→ “2019 é o ano-chave para a Volkswagen do Brasil”, diz Pablo Di Si

“Graças ao nosso novo modelo de vendas, estaremos em posição de nos comunicarmos diretamente com o cliente no futuro. No passado, os contatos diretos eram, em grande parte, atribuição dos concessionários”, afirma Jochen Sengpiehl, completa diretor de marketing da VW.

Para isso, a Volkswagen trabalha no desenvolvimento e  criação de novas plataformas digitais, sejam de vendas ou serviços. Em uma delas o cliente poderá adquirir e gerenciar funções sob demanda para seu veículo conectado. A comunicação direta entre a fabricante e os consumidores será gerenciada, a partir de 2020, por meio de uma espécie de RG pessoal, que será introduzido com os novos sistemas de vendas.


Ilustração: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás