Oacordo de parceria de longo prazo no mercado europeu envolvendo a Toyota e o Grupo PSA ganha um novo capítulo a partir desta sexta-feira, 30, com o anúncio de novos acertos entre as partes. A PSA será fornecedora da Toyota de furgões C-Van a partir do fim do ano que vem e a fabricante japonesa assumirá 100% de participação da fábrica Toyota Peugeot Citroën Automobile Czech, situada em Kolín, na República Tcheca, uma joint-venture que produz os modelos compactos do segmento A.
“O anúncio desta sexta-feira ilustra a complementaridade e a excelente relação que unem o Grupo PSA e a Toyota”, declarou o vice-presidente da giganta japonesa, Didier Leroy. “O acordo permite que cada empresa valorize suas qualidades e compartilhe as tecnologias e os custos de desenvolvimento. Nosso compromisso em relação à planta de Kolín reflete a filosofia da Toyota de produzir os veículos no local em que são vendidos, bem como nossa presença industrial de longo prazo na Europa”.
Para o presidente mundial do Grupo PSA, Carlos Tavares, a parceria beneficia não só as duas empresas mas, principalmente, os clientes das duas marcas. É uma cooperação bem-sucedida e vantajosa para ambas as partes, baseada sobretudo em uma relação de confiança”.
LEIA MAIS
→PSA inicia compartilhamento de elétricos em Paris
→Toyota já opera em três turnos em Sorocaba e Porto Feliz
→Toyota investirá R$ 1 bilhão na fábrica de Indaiatuba
→Peugeot quer ganhar participação com rentabilidade
No caso da nova C-Van que a Toyota comercializará no mercado europeu com a sua marca, a produção será na PSA de Vigo, na Espanha. Ficou decidido que a montadora japonesa participará do desenvolvimento e dos investimentos industriais da próxima geração de veículos utilitários leves. A parceria nesse segmento de mercado foi iniciada em 2012, com o modelo Toyota Proace, produzido na planta da PSA de Hordain, na França.
De acordo com nota divulgadas pelas duas fabricantes, “ambas as empresas têm, através desta estreita colaboração, a possibilidade de tirar proveito de seus trunfos respectivos, oferecendo veículos utilitários leves compactos e médios na Europa por meio da otimização do desenvolvimento e dos custos de produção dos modelos”.
Com relação à aquisição pela Toyota de 100% de participação da fábrica de Kolín, as empresas ressaltam que o acordo de joint-venture assinado em 2002 por PSA e Toyota Motors Corporation inclui uma cláusula que autoriza ambos os parceiros a alterar sua participação no capital da empresa.
A fábrica, que produz a atual geração de modelos compactos do segmento A para ambas as montadoras. passará a ser uma filial da Toyota e se somará às sete outras unidades de produção do grupo japonês na Europa.
Foto: Divulgação/PSA