Tecnologia já detecta partes do corpo humano a 250 metros
A Luminar, empresa de tecnologia, e a Volvo Cars apresentam no Salão de Los Angeles, que abriu as portas na última sexta-feira, os avanços da tecnologia LiDAR, fundamental para a concretização do carro integralmente autônomo.
Com a LiDAR, sigla inglesa para Light Detection and Ranging, ou seja, sistema de laser pulsantes para detectar objetos, os veículos “reconhecem” o ambiente em que estão e se deslocam com segurança em meio ao tráfego normal de cidades e estradas, identificando cada um dos elementos e situações no entorno.
Em Los Angeles as parceiras exibem o aprimoramento de algumas e novas capacidades da LiDAR. Por exemplo: os sistemas da Luminar que estarão nos produtos da montadora sueca detectam não só o corpo humano integralmente, mas também membros individualizados como braços e pernas.
Mais ainda: a tecnologia da fornecedora, que tem participação no seu capital da Volvo Cars Tech Fund, fundo de investimento para startups de tecnologia, é capaz de detectar objetos a até 250 metros de distância, portanto com muito mais antecedência do que se conseguia até agora.
LEIA MAIS
→Conceito 360c antecipa visão de mobilidade da Volvo
→Volvo mostra sistema de transporte de carga autônomo para curtas distâncias
Um boa mostra do que poderão representar essas soluções a Volvo apresenta no conceito 360c, mostrado inicialmente em setembro e que também pode ser conferido em realidade virtual no salão californiano.
O 360c é a visão da empresa sobre o futuro autônomo, elétrico e conectado da mobilidade. Ela sugere quatro potenciais utilizações de veículos autônomos: ambiente de descanso, escritório móvel, sala de estar e espaço de entretenimento. Ou seja: nada de tensão ao volante ou atenção ao trânsito!
Foto: Divulgação/Volvo
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027