Iveco lança linha de caminhões pesados como mais uma opção para o transportador em segmento abaixo da gama Hi-Way. Os Hi-Road serão oferecidos com motores de 360, 400 e 440 cv, todos associados com transmissão automatizada de 16 marchas e configurados como 4×2, 6×2 ou 6×4. A produção da Iveco para começa em janeiro com o Hi-Road 6×2 440, tipo de caminhão que representa 45% das vendas de pesados, por R$380 mil.
“Estamos priorizando a versão com duzentos pedidos já firmes e com cem clientes diferentes”, conta Ricardo Barion, diretor de vendas e marketing da Iveco. “Nesse primeiro momento privilegiamos o varejo como estratégia para alcançar o maior número de clientes.”
Os Hi-Road são produtos baseados nos aperfeiçoamentos que a linha Hi-Way acumulou ao longo tempo, porém, com uma cabine completamente nova, especialmente no interior. De acordo com Barion, seu desenvolvimento começou há pouco mais de dois anos e absorveu US$ 30 milhões no desenvolvimento, parte dos US$ 120 milhões que a empresa aplica no País em um ciclo até a primeira metade do ano que vem.
Barion conta que a decisão da fabricante em investir em novos produtos ocorreu em momento de muitas incertezas no mercado de caminhões, em plena crise. “Foi um aposta naquele momento, com as vendas em queda e sem saber exatamente quando o mercado voltaria às compras.”
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No segmento em que o Hi-Road começa sua disputa de mercado, categoria de cavalo-mecânicos 6×2, a Iveco tem atualmente 5% das vendas e espera conquistar mais dois pontos porcentuais no fim do ano que vem com os novo produto.
Para Barion, o lançamento ocorre no tempo correto, quando os sinais de recuperação se encontram sólidos e “certo da continuidade do crescimento”. O executivo espera em 2018 um mercado de veículos comerciais de 86,5 mil unidades, em alta de 43% na comparação com 2017, de 60,4 mil unidades. Vale mencionar, no entanto, que no volume projetado por Barion estão cerca de 14 mil veículos da categoria de 3,5 toneladas. Para o ano que vem, a projeção é de crescimento de 21%, para algo em torno de 104,7 mil unidades. “A indústria já está quase chegando ao que foi 2012, ou seja, período anterior à crise.”
Ano que vem, com crescimento esperado, Barion adianta que também a rede será ampliada. Atualmente a Iveco tem 74 endereços e quer encerrar 2019 com 88. “Hoje, diante de nova realidade de mercado menor, vale mais ter cobertura com pontos de assistência do que propriamente com pontos de vendas. Certamente com isso cobriremos quase 100% de todo o território nacional.”
O executivo também revela que no ano que vem a Iveco terá novos produtos na categoria de médios com lançamento de configurações inéditas do Tector, modelo que hoje a marca disputa na categoria de semipesados em versão 6×2 e no subsegmento para 15 toneladas. “Com mais opções dentre os médios, passaremos a competir em mercado de 25 mil unidades mensais em 2019.”
Foto: AutoIndústria
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