Mercado

Mercedes está com o bicampeonato dos carros premium nas mãos

Marca tem mais de novecentas unidades de vantagem para a segunda colocada BMW

Aclássica disputa caseira entre as três marcas alemãs de automóveis premium encerrará 2018 com a Mercedes-Benz como a líder do mercado brasileiro, é quase certo. No acumulado de janeiro a novembro, já foram emplacados cerca 11,2 mil veículos da marca.

O resultado representa recuo de 3,4% com relação ao mesmo período do ano passado, mas, ainda assim, assegura uma folgada vantagem — no naturalmente restrito universo de compradores das três marcas — para a BMW, que, mesmo com avanço da ordem de 14% nas vendas, tem pouco mais de 10,2 mil licenciamentos.

A diferença entre elas é de precisamente de 937 veículos, número que para ser revertido só mesmo se a BMW tirasse uma inesperadíssima carta da manga e dobrasse sua média mensal de vendas em dezembro, além de a concorrente manter o ritmo dos onze primeiros meses.

Se confirmar a vitória já quase assegurada, será a segunda vez nesta década que a Mercedes-Benz superará BMW e Audi nesse confronto alemão. A primeira foi exatamente no ano passado, quando negociou 12,5 mil unidades no varejo, 2,3 mil a mais do que a BMW.

O placar da década, porém, é amplamente favorável à concorrente. A BMW venceu a disputa entre o trio em cinco oportunidades: de 2011 a 2014 e em 2015.

LEIA MAIS

→Em novembro, nova família Classe C nas revendas

→Mercado de veículos premium: o buraco é mais abaixo.

→Audi renovará quase toda a linha em 2019

Coube à Audi, com mais de 17,5 mil emplacamentos em 2015, interromper a sequência que resultaria no hexacampeonato da BMW. E mesmo assim venceu a disputa com a Mercedes-Benz por margem ainda hoje lamentada pela segunda colocada: somente 27 veículos, de acordo com registros no Renavam.

O bicampeonato consecutivo da Mercedes-benz deve-se, sobretudo, ao bom desempenho do Classe C, que somou quase 4,7 mil emplacamentos em onze meses. O modelo sozinho, assim, responde por 42% das vendas da marca. O segundo Mercedes-Benz mais vendido no Brasil é o também nacional crossover GLA,  com  perto de 2, 8 mil licenciamentos no período.


 

Fotos: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás