Após conquistar os mercados paraguaio e uruguaio nos últimos dois anos, agora é a vez de a Colômbia receber veículos Hyundai produzidos na fábrica de Piracicaba, no interior paulista. O veículo que está sendo exportado para lá é o SUV Creta, que substituirá o modelo que antes vinha da unidade industrial da fabricante na Índia.
Com a logística marítima, o tempo de trânsito desde o Brasil será, em média, de 15 dias, a metade dos 30 dias que eram gastos a partir do país asiático. O lote inicial que partirá do Porto de Santos, no litoral paulista, é de cem unidades. A meta é exportar pelo menos 1,5 mil unidades do Creta ao longo do próximo ano.
“Pouco a pouco, vamos conquistando mercados em nossa região que eram atendidos por outras fábricas”, destaca Eduardo Jin, presidente da Hyundai Motor Brasil. “Isso comprova a excelente qualidade de nossas equipes e processos na unidade de Piracicaba, que acaba também sendo traduzida em maior agilidade para entrega e atendimento dos pedidos dos clientes sul-americanos”.
O executivo conta que desde o início das exportações a partir do Brasil, em 2016, a empresa segue avaliando vários mercados estratégicos na América do Sul.
LEIA MAIS
→Hyundai Creta lidera o ranking de SUVs em novembro
→Com capacidade no limite, Hyundai chega a 1 milhão de veículos no Brasil
“A Colômbia despertou interesse especial após a assinatura do acordo automotivo com o Brasil, além de estar em um momento de forte expansão econômica, o que garante um negócio vantajoso e competitivo para ambas as partes”, afirma Jin.
A versão exclusiva do Hyundai Creta que será exportada para a Colômbia conta com motor 1.6 de 130 cv e torque de 16,5 kgf.m, e opção de transmissão manual ou automática. O modelo traz central multimídia blueMedia com tela de 7” sensível ao toque e conectividade com Apple CarPlay e Google Android Auto, faróis com projetor e luz diurna DRL de LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, controle de estabilidade e tração, entre outros equipamentos.
A importadora local Neocorp, representante da Hyundai na Colômbia e parceira da marca desde 2016, será a responsável pela comercialização do SUV compacto. Sua rede de concessionárias é formada por 44 lojas distribuídas por todo o país e já preparadas para o atendimento de vendas de veículos, peças e serviços.
A Hyundai brasileira iniciou exportações de seus modelos para o Paraguai em março de 2016 e no mesmo ano, em agosto, passou a enviar veículos para o Uruguai. Ambos recebem tanto os compactos da família HB20 quanto os SUVs da linha Creta.
Foto: Divulgação/Hyundai