Modelo elétrico e autônomo é vitrine ainda de diversos serviços conectados
Uma das grandes atrações da indústria automotiva na CES 2019, feira de tecnologia que será realizada de 8 a 11 de janeiro em Las Vegas, Estados Unidos, estará no estande da Bosch: um conceito de micro-ônibus elétricos autônomo. O veículo contará com diversos serviços integrados e, afirma a empresa, sem ainda precisar uma data, “estará em breve nas ruas das principais cidades do mundo”.
Será a própria Bosch a fornecedora do hardware, software e dos serviços digitais necessários para o usuário, como reserva do veículo, pagar as caronas ou compartilhá-las com outros usuários. A empresa também vê no conceito alternativa para o transporte de cargas urbanas.
O micro-ônibus comporta quatro passageiros posicionados um em frente ao outro. O sistema de informação e entretenimento, que pode ser conectado aos smartphones, está disponível em telas que podem ser usadas individualmente ou em grupos.
Outro conforto é o serviço de concierge. O veículo pode fornecer recomendações, fazer reservas antecipadas, dispor de boletins meteorológicos e dicas de viagem a qualquer momento. E, uma vez que o ônibus tenha chegado ao seu destino, os passageiros podem pagar eletronicamente por sua jornada.
Mas a gigante alemã espera prover muitos outros serviços ainda. A empresa cita plataformas de rede, estacionamento, recarga, soluções de software para gerenciamento e manutenção dos veículos. “A Bosch está desenvolvendo um pacote único de hardware, software e serviços de mobilidade para o transporte do futuro”, afirma Dr. Markus Heyn, membro do conselho de administração. “No futuro, todo veículo na estrada usará os serviços digitais da Bosch”, completa o executivo.
Segunda a empresa, a aposta nesses segmentos é resultado da crescente demanda por serviços de compartilhamento de viagens. Cita para isso estudo da consultoria Roland Berger que indica que somente na Europa, Estados Unidos e China, cerca de 1 milhão desses veículos estarão nas estradas já em 2020 e até 2,5 milhões em 2025. “Muitos totalmente elétricos e também completamente autônomos em meados da próxima década.”
“No futuro, todo veículo na estrada usará os serviços digitais da Bosch”
O micro-ônibus apresentado na CES será uma síntese dessas possibilidades que compõem o futuro próximo imaginado pela Bosch. Por exemplo: um algoritmo identifica o veículo mais próximo do local onde o usuário o solicitou e encontra outros usuários que desejam viajar por caminho semelhante. Quanto mais passageiros no mesmo veículo, mais barata será a viagem.
A Bosch já trabalha também em a plataforma de software para facilitar o acesso. O sistema reconhece o smartphone do proprietário, que pode entrar sem qualquer empecilho e sentar-se no assento anteriormente reservado.
Dentre outros recursos, os veículos autônomos também saberão com antecedência das possíveis condições ambientais e, assim, podem adaptar o estilo de condução conforme necessário, de modo a garantir a máxima segurança durante toda a viagem.
LEIA MAIS
→Bosch e Daimler escolhem Califórnia para testes de veículos autônomos em cidades
→Caminhões Volvo autônomos começam a operar na Noruega
→Motoristas afirmam que carros autônomos serão mais seguros, diz pesquisa da Bosch
Foto: Divulgação/ Bosch
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.