Mercado

Mercado interno de veículos cresceu 13,7% em 2018

Com 2,47 milhões de licenciamentos, setor tem o melhor desempenho desde 2015

Faltou pouco, bem pouco, para o mercado brasileiro de veículos leves chegar aos 2,5 milhões de unidades em 2018. Os licenciamentos no ano somaram exatos 2.470.292 automóveis e comerciais leves,  desempenho que agrada os fabricantes e atinge a meta traçada no início do ano, de crescimento em torno de 14%. O aumento foi de exatamente 13,7% sobre 2017, quando foram comercializadas 2.172.594 unidades.

O resultado de 2018 foi o melhor desempenho do setor desde 2015 e cocnfirma as expectativas da indústria de crescimento sustentável —  os números de 2017 também superaram os do ano anterior. Com 250 dias úteis, as vendas diárias atingiram 9.881 unidades no ano.

Segundo a Anfavea, as vendas devem continuar crescendo em ritmo semelhante este ano, mas o presidente da entidade, Antonio Megale, não arrisca ainda um porcentual. Limita-se  a  admitir variação de “dois dígitos” novamente.

LEIA MAIS

→Anfavea prevê crescimento de dois dígitos para 2019

No último mês de 2018 foram licenciados 224.389  veículos, 1,4% a mais do que em novembro e 9,5% a acima do apurado em dezembro do ano anterior.

Com 433.955 unidades, a General Motors fechou o ano como a marca mais vendida no Brasil pela quarta vez consecutiva. A montadora estadunidense  estabeleceu diferença de quase três pontos porcentuais a mais sobre a Volkswagen, segunda colocada, que negociou  366.931 veículos:  17,6%, contra 14,9%. Terceira colocada, a Fiat vendeu 325.760 unidades, equivalentes a 13,2% de participação.

 

Ranking de vendas 2018

 

Class. Marca Unidades
.
GM 433.955 17,6%
VW 366.931 14,9
FIAT 325.760 13,2
FORD 226.456 9,2
RENAULT 214.929 8,7
HYUNDAI 206.537 8,4
TOYOTA 200.138 8,1
HONDA 131.609 5,3
JEEP 106.970 4,3
10º NISSAN 97.514 3,9
11º PEUGEOT 23.676 1,0
12º MITSUBISHI 22.137 0,9
13º CITROEN 20.337 0,8
14º M.BENZ 14.367 0,6
15º KIA 11.719 0,5
16º BMW 11.369 0,5
17º AUDI 8.678 0,4
18º CHERY 8.640 0,3
19º VOLVO 6.837 0,3
20º LAND ROVER 6.749 0,3
21º SUZUKI 4.657 0,2
22º JAC 3.890 0,2
23º IVECO 2.670 0,1
24º LIFAN 2.313 0,1
25º JAGUAR 1.817 0,1
26º MINI 1.726 0,1
27º TROLER 1.480 0,1
28º PORSCHE 1.479 0,1
29º MAN 1.312 0,1
30º SUBARU 820 0,0
31º LEXUS 780 0,0
32º RAM 678 0,0
33º DODGE 351 0,0
34º EFFA 233 0,0
35º ASA 143 0,0
* Joel Leite é jornalista, palestrante e criador da Agência AutoInforme, agência especializada no setor automotivo

Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Joel Leite

Notícias recentes

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás