Mercado

Strada e Toro sustentam Fiat na terceira colocação

Picape compacta foi o veículo da marca mais vendido em 2018

A veteraníssima Strada foi o veículo Fiat mais vendido no Brasil em 2018. Foram emplacadas 63 mil unidades do modelo, líder disparado do segmento de comerciais leves. É a segunda vez consecutiva que a  picape, derivada do já aposentado Palio, supera os automóveis na liderança de vendas da marca.

O segundo comercial leve mais vendido no País no ano passado foi outro modelo da Fiat, a também picape Toro, que somou quase 58,5 mil unidades negociadas. O comercial, assim, aparece como o terceiro produto mais vendido da marca, atrás da própria Strada e do hatch Argo, que teve 63 mil emplacamentos.

Juntas, Strada e Toro responderam sozinhas por 34% do segmento, que somou 368,8 mil veículos, e garantiram à Fiat, que vendeu ainda 13,5 mil unidades do Fiorino e 3 mil do Ducato, liderança absoluta com 38,6% de participação.

Mais do que isso, não fosse o excepcional desempenho das duas picapes, responsáveis sozinhas por 38,6% de tudo que a empresa vendeu em 2018,  e a Fiat ocuparia posição bem menos nobre do que o terceiro posto no mercado total — foi ultrapassada com folga pela Volkswagen, que obteve 14,9% das vendas —, com 325,7 mil veículos emplacados e fatia de 13,2%.

A marca negociou somente 183,3 mil automóveis de passeio ao longo dos doze meses do ano passado, número que assegurou penetração de 8,7%, apenas a sexta maior. A Fiat ficou atrás de suas históricas concorrentes General Motors (18,5%), Volkswagen (14,4%) e Ford (9,85), e também de Hyundai (9,6%) e Renault (9,2%).

Depois do Argo, o automóvel mais vendido da Fiat foi o Mobi, com 49,5 mil licenciamentos, à frente do Cronos, 29,3 mil. Coincidentemente, os três mais recentes lançamentos da marca.

Já a atual geração do Uno, apresentada em 2010, deu sinais que não deve encerrar mesmo esta década em produção. Foram licenciadas apenas 15,1 mil unidades do hatch, menos da metade do que alcançou um ano antes, 34,1 mil.

LEIA MAIS

→Fastback: conceito antecipa SUV da Fiat.

→Fiat sai na frente com revenda digital

→Vendas diretas respondem por 70% dos emplacamentos de picapes no Brasil

A média mensal de menos de 1,3 mil unidades, ou pouco mais de dois carros por revenda, jogou o Uno, que durante três décadas foi o primeiro ou o segundo Fiat mais vendido no mercado interno, para a discretíssima 39ª posição no ranking de vendas.

A última vez que a Fiat teve o carro mais vendido do Brasil já vai longe. Em 2014, o Palio ficou à frente com 183,7 mil unidades vendidas, enquanto o próprio Uno deteve a quarta colocação, com 122,2 mil, e a Strada já aparecia na liderança dos comerciais leves com impressionantes 153,1 mil unidades.

Naquele ano a marca liderou o mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves com 21% de participação, quase quatro pontos porcentuais a mais do que a segunda colocada GM. E a penetração em automóveis superou os 18%, mais do que o dobro do alcançado no ano passado.


Foto: Divulgação/FCA

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás