O Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, credenciou o Centro Tecnológico Randon, localizado em Farroupilha, (RS) para  ensaios voltados à  determinação das curvas de força resistiva ao rolamento em veículos leves, como carros de passeio e utilitários. A homologação é a única do Brasil para pistas abertas ao mercado, assegura a empresa.

Os ensaios de coast down, como o processo é conhecido no setor, verificam o comportamento dos veículos em desaceleração livre em pistas de rolamento. Os resultados do teste, que elabora  gráfico de força resistiva à velocidade do carro, “servem como parâmetro para calibração de dinamômetros e dados de projeto, além de nortear possíveis melhorias de projeto para incremento de desempenho do automóvel em trechos urbanos e rodoviários”.

Para se alcançar resultados satisfatórios, o ensaio exige condições bastante específicas, como uma reta com 0% de inclinação.

Conhecido como CTR, o complexo da fabricante gaúcha de implementos rodoviários tem área 87 hectares. Um prédio de 2,2 mil m², onde os veículos são preparados, conta também comlaboratório estrutural com atuadores servo-controlados e bancadas para testes de vibração de alta performance e tecnologia embarcada.

No total, são 15 quilômetros de vários tipos de pistas — alta velocidade, off-road, breaking, slalon e rampas, dentre outras). Na estrutura já eram realizados  ensaios de eficiência energética, consumo de combustível e controle de emissões, além de testes de desempenho de veículos elétricos e movidos a hidrogênio, durabilidade acelerada, dentre outras avaliações.

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Foto: Divulgação/Randon

 

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