Complexo gaúcho tem 15 quilômetros de pistas
O Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, credenciou o Centro Tecnológico Randon, localizado em Farroupilha, (RS) para ensaios voltados à determinação das curvas de força resistiva ao rolamento em veículos leves, como carros de passeio e utilitários. A homologação é a única do Brasil para pistas abertas ao mercado, assegura a empresa.
Os ensaios de coast down, como o processo é conhecido no setor, verificam o comportamento dos veículos em desaceleração livre em pistas de rolamento. Os resultados do teste, que elabora gráfico de força resistiva à velocidade do carro, “servem como parâmetro para calibração de dinamômetros e dados de projeto, além de nortear possíveis melhorias de projeto para incremento de desempenho do automóvel em trechos urbanos e rodoviários”.
Para se alcançar resultados satisfatórios, o ensaio exige condições bastante específicas, como uma reta com 0% de inclinação.
Conhecido como CTR, o complexo da fabricante gaúcha de implementos rodoviários tem área 87 hectares. Um prédio de 2,2 mil m², onde os veículos são preparados, conta também comlaboratório estrutural com atuadores servo-controlados e bancadas para testes de vibração de alta performance e tecnologia embarcada.
No total, são 15 quilômetros de vários tipos de pistas — alta velocidade, off-road, breaking, slalon e rampas, dentre outras). Na estrutura já eram realizados ensaios de eficiência energética, consumo de combustível e controle de emissões, além de testes de desempenho de veículos elétricos e movidos a hidrogênio, durabilidade acelerada, dentre outras avaliações.
LEIA MAIS
→Receita do Grupo Randon cresce 45,3% no ano
→Randon e Marcopolo firmam parceria
Foto: Divulgação/Randon
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.