Aindústria de autopeças teve alta de 18,9% no seu faturamento total no período de janeiro a novembro de 2018 em relação ao mesmo período do ano anterior. O melhor desempenho foi o das exportações em reais, que cresceram 27,5% no mesmo comparativo.
Em sua pesquisa conjuntural divulgada na sexta-feira, 11, o Sindipeças destaca que na passagem interanual nota-se a efetiva recuperação prevista para o setor, com variações positivas em todos os canais de venda. As vendas para as montadoras expandiram-se em 19,3% e o mercado de reposição ampliou negócios em 7,6%. As exportações em reais evoluíram 12,3 e os negócios intrassetoriais cresceram 14,6.
O Sindipeças destaca ainda a recuperação do nível de emprego do setor, com alta de 8,5% no acumulado do ano. Também é positivo o índice de utilização da capacidade instalada no parque fabril, que ao longo de 2018 cresceu 5%. Em novembro, a capacidade ociosa do setor estava em 33%.
LEIA MAIS
→Déficit das autopeças chega a US$ 5,58 bilhões até novembro
→Compradores de treze países vão se reunir com autopeças brasileiras
→Fornecedores de autopeças e serviços coreanos buscam negócios no Brasil
Segundo a entidade que representa a indústria de autopeças no País, o desempenho em novembro foi negativo em relação a outubro, devido principalmente ao menor número de dias úteis. A queda mensal no faturamento foi de 4,4%, mas é importante ressaltar que em outubro a receita do setor foi 9,1% superior à de setembro.
Foto: Divulgação/Meritor
- 2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil” - 19 de dezembro de 2024
- 2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro - 19 de dezembro de 2024
- Importações de autopeças avançam 11%, exportações recuam 14% - 18 de dezembro de 2024