A Ford aproveita o Salão de Detroit, de 14 a a 27 de janeiro, para apresentando o novo Shelby GT500, o Mustang mais potente a ser produzido pela montadora, a partir do segundo trimestre. Sob o capô do esportivo ronca motor V8 de 5,2 litros que desenvolve potência superior a 700 cv e, primeira vez, está associado a um câmbio de dupla embreagem.
O modelo chega para ser o topo da gama, acima do Schelby GT350 e sua versão de pista GT350R. Desenvolvido pela divisão da montadora, a Ford Performance, o novo modelo traz chassi ativo, do tipo utilizado em carros de corrida, e trem de força exclusivo para fazer dele o Mustang de rua mais rápido já visto. Embora carregue o mesmo motor do GT350, o GT500 ganhou um compressor de 2,65 litros com intercooler. Novas camisas de pistão também reduziram atritos internos e os sistemas de lubrificação e arrefecimento foram aperfeiçoados.
A engenharia da Ford Perfomance ainda adotou eixo cardã de fibra de carbono, solução que permite reduzir peso e preservar a robustez para suportar alta potência e força do motor transmitidos câmbio automatizado de sete velocidades com até cinco modos de direção, dentre normal, esportivo, chuva, arrancada e pista.
O modelo também tem sistema de suspensão ativa, duas opções de pneus fornecidos pela Michelin – Pilot Sport 45 ou Pilot Sport Cup 2 – e freios Brembo com discos de 420 milímetros com pinças maiores de seus pistões.
Por dentro, a esportivo traz bancos Recaro de corrida, acabamento refinado com camurça e costuras aparentes, painel de instrumento LCD de 12 polegadas, central multimídia por tela sensível ao toque de 8 polegadas e sistema de áudio Bang & Olufesen com 12 alto-falantes.
LEIA MAIS
Novo centro de manufatura avançada Ford nos EUA
Ford inicia a venda do Mustang 2019
Fotos: Ford/Divulgação