Empresa utiliza processo de forjamento de precisão para fazer peças menores e mais duráveis
A Eaton está utilizando no Brasil o processo de forjamento de precisão em sua linha de engrenagens, o que permite a fabricação de peças de tamanho menor, com maior capacidade de torque e tempo de vida útil prolongado.
Esse processo, de acordo com Celso Fratta, gerente de produto e especialista em diferencias blocantes da Eaton, só é realizado em unidades da empresa nos Estados Unidos e no Brasil.
“Ao usar forjamento de precisão na manufatura de engrenagens as dimensões são extremamente controladas, por isso é possível garantir que a peça forjada tenha as dimensões exatas da peça final, eliminando etapas intermediárias de correção”, explica o executivo.
O dentado da usinagem final, sesgundo Fratta, é exatamente igual ao que sai da forjaria, possibilitando que os dentes fiquem mais robustos e que tenham uma característica mecânica melhor do que os que passam pelo processo de usinagem.
A Eaton já fornece peças com essas características para montadoras brasileiras e a expectativa é de que, em breve, passe a exportar um volume considerável para consumo em suas próprias unidades em localidades internacionais.
LEIA MAIS
→Eaton cria divisão global eMobility
→Eaton nacionaliza diferencial
O novo processo de forjamento da linha de engrenagens faz parte de uma série de investimentos que a emrpesa vem realizando em equipamentos e profissionais especializados para desenvolver peças automotivas mais precisas e robustas.
Foto: Divulgação/Eaton
Objetivo é fazer frente à investida dos carros eletrificados chineses. Mitsubishi também pode participar.
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…