Mercado

Marcas de luxo têm desempenho abaixo da média do mercado

Mercedes-Benz fechou na liderança, com 12.131 emplacamentos, seguida de perto pela BMW

As fabricantes de carros de luxo que investiram em fábricas no Brasil nesta década tiveram desempenho em 2018 abaixo da média do mercado total no País. Enquanto as vendas de automóveis e comerciais leves cresceram 13,8%, as da BMW e da Jaguar Land Rover expandiram-se na faixa de 11% e as da Audi e Mercedes-Benz registraram queda no período.

Isoladamente, o melhor resultado foi obtido pela Jaguar, que fechou o ano com 1.819 emplacamentos, alta de 44,3% sobre os 1.261 e 2017. Mas como a Land Rover cresceu apenas 4,3%, para 6.754 unidades, as vendas totais da empresa que tem fábrica em Itatiaia, RJ, tiveram elevação de 10,8%, atingindo 8.573 unidades.

Vale destacar que entre as marcas de luzo que não têm fábrica no Brasil, a Volvo Cars foi destaque, com expansão da ordem de 95,6% e total de 6,8 mil emplacamentos.

LEIA MAIS

Volvo Cars amplia vendas em 94%

Participação dos importados fica aquém do esperado

A liderança do mercado premium ficou nas mãos da Mercedes-Benz pelo segundo ano consecutivo. Apesar da queda de 2,8% no comparativo anual do volume de vendas, a Mercedes-Benz conquistou 38% de participação no segmento, com 12.131 licenciamentos.

O Classe C, com 5,1 mil unidades vendidas, é o primeiro colocado no ranking dos carros de luxo mais vendidos no País. Fabricado no interior paulista, o GLA emplacou 2.961 unidades. De acordo com Holger Marquardt, diretor de marketing e vendas automóveis da Mercedes-Benz América Latina e Caribe, a marca alcançou os objetivos traçados para 2018.

“Buscamos atrair novos públicos através do rejuvenescimento da marca e no fortalecimento da parceria com a nossa rede de concessionários, que hoje conta com 55 pontos, incluindo 12 AMG Performance Centers, e que oferecem a todos os nossos clientes o melhor da vivência com a nossa marca, seja no atendimento durante a escolha de um modelo, ou através do nosso serviço de pós-venda”.

A também alemã BMW ficou em segundo lugar, com 11.375 emplacamentos, evolução de 11,4% em relação às 10.170 unidades comercializadas em 2017. A Audi, terceira colocada, encerrou 2018 com 9.677 licenciamentos, volume inferior ao de 2017, quando vendeu 9.913 unidades.

LEIA MAIS

Jaguar E-Pace ganha duas versões movidas a etanol

Mercedes está com o bicampeonato dos carros premium nas mãos

SUVs – A Jaguar Land Rover divulgou nesta quinta-feira, 17, que as duas marcas combinada segurem líderes no segmento de SUVs premium no País. “A Jaguar foi muito bem-sucedida ao entrar no segmento de SUVs, aliando sua herança esportiva aos atributos off-road. A família Pace conquistou o público com sua excelente dirigibilidade e seu design único e inovador, característicos da Jaguar”, afirma Divanildo Albuquerque, diretor-geral da Jaguar Land Rover Brasil.

Em 2019, a família Pace ganhará no Brasil um novo membro, o 100% elétrico I-Pace. Já os destaques da Land Rover ficam com o Discovery Sport – feito no Brasil – e o Range Rover Velar, que apresentou excelente crescimento em vendas no último ano, segundo o executivo.

No segmento de SUVs grandes, o Range Rover Sport segue líder, com 43,7% de participação. A partir de 2020, todo veículo da Jaguar Land Rover terá, no mundo, uma versão híbrida ou elétrica, seguindo os princípios da marca em relação ao futuro da mobilidade. A Jaguar Land Rover encerrou 2018 com quarenta lojas em todo o Brasil.


Fotos: Divulgação/Mercedes-Benz e JLR

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás